Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Projeto Tribos está com inscrições abertas

21 março
14:25 2014

1975058_678039552237247_1372167505_nJá estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Projeto Tribos – Nas Trilhas da Cidadania, da ONG Parceiros Voluntários. A ação de mobilização social tem como objetivo estimular o trabalho voluntário entre os jovens, em favor de suas comunidades.

O projeto é aberto a escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio de todo o Rio Grande do Sul . Os professores podem organizar e estimular os grupos, chamados de Tribos, mas a organização das ações deve ser dos próprios alunos.

Os estudantes participam de encontros de capacitação para o trabalho voluntário, voltados para o desenvolvimento de lideranças juvenis.  Neles são abordados conteúdos sobre Liderança, Empreendedorismo, Voluntariado Organizado e Planejamento – Plano de Ação.

As atividades das Tribos podem ter três temas, ou trilhas como são chamadas: Meio Ambiente, realizando ações preventivas para o equilíbrio ecológico, Cultura, resgatando raízes culturais, e Educação Pela Paz, incentivando novas formas de solidariedade,  e devem ser desenvolvidas na própria comunidade ou cidade da escola.

No ano passado, o Tribos – Nas Trilhas da Cidadania mobilizou mais de 10 mil estudantes de 68 municípios gaúchos, envolvendo 339 escolas e desenvolvendo cerca de e 1.416 ações. Para participar da edição deste ano, as escolas podem consultar o regulamento completo e realizar sua inscrição até o dia 30 de abril no site www.tribosparceirosvoluntarios.org.br  ou na sede da Parceiros Voluntários em Pelotas, Rua Sete de Setembro, 274, sala 109, com Eliete ou Bianca.

O projeto conta com o patrocínio da Gerdau e JP Morgan, além do apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc/RS) e Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções