Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Pronatec forma 800 alunos em 35 cursos durante solenidade com autoridades

Pronatec forma 800 alunos em 35 cursos durante solenidade com autoridades
16 dezembro
09:43 2013

Nessa sexta-feira ocorreu a formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Pelotas. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), no ginásio do Sest/Senat, que estava lotado com os familiares dos mais de 800 formandos de Pelotas e cidades da região.

A cerimônia foi recheada de momentos especiais, entre eles, o juramento, em que todos os formandos, em pé, garantiram desenvolver e aplicar os conhecimentos da profissão escolhida com ética e responsabilidade.  A entrega do certificado para o representante do curso de operador de Empilhadeira do Sest/Senat, Francisco Carlos Nunes Bispo Junior foi emocionante, já que pela primeira vez em Pelotas, o Programa formou cinco alunos com deficiência auditiva. A cerimônia foi acompanhada por uma intérprete que registrou aos profissionais todas as informações.

O depoimento dos concluintes que apresentaram suas experiências de sucesso Wallisson Soares Motta, do curso de auxiliar de Cozinha pelo Senac e  Adão Luiz Silva da Silva, do curso de encanador e eletricista pelo Senai; bem como a  assinatura da carteira de trabalho da profissional Francine Maria Viegas Oliveira, do curso de padeiro e confeiteiro, foram pontos alto da cerimônia, demonstrando de forma prática a proposta do projeto. “Acredito na qualificação para o sucesso na profissão que escolhi, por isso estou aqui hoje”, revelou Wallisson.

A prefeita em exercício, Paula Mascarenhas, parabenizou os formandos e disse da importância da qualificação profissional para encarar de frente o mercado de trabalho e abrir as portas para um novo mundo, com novas possibilidades. “O Brasil tem muitas riquezas, mas nenhuma riqueza é maior que seu povo e vocês vão fazer o país crescer. Vamos juntos construir esse Brasil”, ressaltou Paula. Para ela, tão importante e prioritário quanto a saúde, a educação é o futuro do país, valorizar a educação deve ser uma política permanente de todos os governos, afirmou.

MANIFESTAÇÃO do secretário do Trabalho Luis Augusto Lara - Foto: Eduardo Beleske

MANIFESTAÇÃO do secretário do Trabalho Luis Augusto Lara – Foto: Eduardo Beleske

O secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara disse que o Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população, além de ser a porta de saída do Bolsa Família. Segundo ele, o Programa disponibilizou mais de três mil matriculas este ano em Pelotas e a previsão para o próximo ano é de mais 4.400 vagas. “Vocês certamente vão conseguir um emprego após sair daqui hoje, mas peço a todos que não parem de se qualificar”, enfatizou Lara.

O representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), diretor de Inclusão Produtiva da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza, Luiz Muller ressaltou que os brasileiros estão tendo um privilégio que as gerações de décadas passadas não tiveram e que a parceria com o governo do Estado, prefeituras e entidades é fundamental para o sucesso do Pronatec em todo o país. “Pelotas e outros municípios da região souberam aproveitar a oportunidade de qualificação”, completou.

AUTORIDADES prestigiaram a solenidade no SEST/SENAT -  Foto: Eduardo Beleske

AUTORIDADES prestigiaram a solenidade no SEST/SENAT –
Foto: Eduardo Beleske

O Pronatec é um programa viabilizado através da parceria entre os governos federal, estadual e municipal, em conjunto com instituições parceiras como Senac, Senai, Sest/Senat e institutos Federais de Educação. Foram mais de 35 cursos oferecidos pelo Programa, entre eles: auxiliar Administrativo, operador de Supermercado, garçom, vendedor, promotor de Vendas, cuidador Infantil, operador de Computador, Montagem e Manutenção de Computadores, recepcionista, balconista de Farmácia, pedreiro, confeiteiro, auxiliar de Cozinha, camareira, soldador, traçador de Caldeira, serralheiro, eletricista, encanador, mecânico de Máquina Industrial, assistente de Logística Portuária, torneiro Mecânico, instalador de Refrigeração, marceneiro, aplicador de Revestimento Cerâmico, arrumador, conferente de Cargas e operador de Empilhadeira.

A mesa de autoridades foi composta pela prefeita em exercício Paula Mascarenhas; representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), diretor de Inclusão Produtiva da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza, Luiz Muller; secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, representando o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; diretor Técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, Rodrigo Ribas; delegada da Secretaria Regional do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Kênia Pinheiro; secretária Municipal de Justiça Social e Segurança, Clesis Crochemore; gerente de Operações do Senai, Lírio José Frai;  diretora do Senac Pelotas, Mariângela Iturriet da Silva e o diretor do Sest/Senat Pelotas, Roger Lima Lange.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções