Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

PROTESTOS : Centrais paralisam comércio, bancos e transporte público

28 maio
09:29 2015

Sindicatos aderem ao Dia da Paralisação amanhã

Conforme o DIÁRIO DA MANHÃ antecipou ontem, as Centrais Sindicais de Pelotas vão aderir ao Dia Nacional de Paralisação e Manifestações contra a Terceirização e as Medidas Provisórias 664 e 665 e em Defesa dos Direitos e da Democracia.

O movimento paredista ocorre amanhã, com adesão de diversos sindicatos, especialmente dos Comerciários, Bancários e Rodoviários, além de escolas públicas e particulares. Também paralisam os servidores da UFPel. A partir das 8h30min, desta sexta-feira, os trabalhadores estarão reunidos no centro da cidade organizando piquetes para paralisar o comércio, os bancos, o transporte público e outras atividades. Os comerciários também não afastam a possibilidade de montar um piquete em frente ao BIG trancando a entrada de funcionários e de clientes naquele estabelecimento comercial.

Segundo o sindicalista José Luis Porto Ferreira, da diretoria do Sindicato dos Comerciários, apesar da pressão sobre os empregados para não perderem o emprego, ele acredita que a categoria vai aderir a paralisação de amanhã.

TRANSPORTE

Os rodoviários decidiram paralisar as atividades das 3h da madrugada desta quinta-feira até às 11h de sexta-feira, dia 29, quando os ônibus voltarão a circular. As linhas para Porto Alegre, do Expresso Embaixador e municípios da região, também estarão paralisadas na sexta-feira, até às 11 horas.

BANCÁRIOS

Os bancários de Pelotas decidiram, em assembleia na noite de terça-feira, participar das mobilizações de 29 de maio, quando os trabalhadores do país inteiro irão paralisar suas atividades contra o projeto de terceirização sem limites, aprovado na Câmara dos Deputados e as Medidas Provisórias 664 e 665, que restringem o acesso ao abono salarial, auxílio-doença e seguro-desemprego, e o ajuste fiscal.

Segundo a diretoria do Sindicato dos Bancários de Pelotas, a participação da categoria na mobilização é fundamental, pois os bancos são os maiores interessados nesse processo de terceirização, tanto que o negociador deste tema, que representa os interesses dos empresários junto ao congresso, é o próprio negociador da Fenaban.

CPERS une-se a mobilização

O CPERS convocou professores e funcionários de escola a unirem-se a mobilização que ocorre nesta sexta-feira, dia 29, às 11 horas: o Dia Nacional de Paralisação e Manifestações rumo a Greve Geral, contra a Terceirização, as Medidas Provisórias 664 e 665, o Ajuste Fiscal e em defesa dos direitos dos trabalhadores. Na ocasião, o CPERS estará manifestando seu repúdio as constantes ameaças do governo Sartori aos direitos trabalhistas de professores e funcionários de escola.

O Sindicato orientou a direção das escolas de todo o Estado a paralisarem as atividades e unirem-se, junto a seu corpo docente e funcionários de escola, as mobilizações em suas cidades.

Escolas públicas e privadas e outras categorias também vão aderir ao movimento amanhã

Escolas públicas e privadas e outras categorias também vão aderir ao movimento amanhã

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções