Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Qualidade do arroz brasileiro garante valorização no mercado externo

Qualidade do arroz brasileiro garante valorização no mercado externo
18 setembro
13:29 2018

Setor vem recebendo prêmio de aproximadamente US$ 15,00 a tonelada e exportação deve superar 1,2 milhão de toneladas no ano comercial

Pela primeira vez em sete anos, desde que se deu início às exportações de arroz em casca pelo Brasil, o país vem aumentando sua competitividade em relação ao arroz produzido nos Estados Unidos. Vem sendo pago um prêmio aproximado de US$ 15,00 por tonelada em relação aos países da América Central, região importadora e exigente em qualidade. A informação é da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, afirma que o setor comemora esta conquista que foi construída junto com outras entidades e as tradings que operam com exportação do grão. “O arroz brasileiro vem se consolidando em função de sua qualidade. Está sendo muito importante o trabalho realizado pelas tradings, pela Federarroz e pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga)”, destaca.

De março a agosto, conforme números do Irga, já foram exportadas 767,87 mil toneladas. A estimativa do setor é de que se supere 1,2 milhão de toneladas previstas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o ano comercial, de março de 2018 a fevereiro de 2019, sendo assim confirmando a expectativa de que os estoques de passagem para o arroz sejam os mais justos dos últimos anos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções