Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Rua em Cena Cia. de Dança promove aula

25 agosto
09:48 2016

Sábado às 16h, Rua em Cena Companhia de Dança, promoverá aula aberta. Inscrição no email: [email protected]

Em atividade há dois anos, a “Rua em Cena” surgiu pelo desejo comum de Taison Furtado – diretor-geral -, Tauana Oxley e Thiago Meireles. Taison integrou o grupo Piratas de Rua, Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, ministra aulas em academias e é formando em dança na UFPel. Tauana é egressa do curso de dança, e professora em escolas da rede pública. Thiago também foi do antológico “Piratas de Rua”, ministra aulas em academias e está cursando dança na UFPel. Atualmente a Cia. está com treze integrantes, sendo que sete são graduandos na licenciatura em dança. Os ensaios acontecem na sede da Cia. da Dança – rua 15 de Novembro 755 -, às segundas, quartas e sextas das 19h30min às 21h, e aos sábados das 14h às 17h. Nesta semana, aula aberta às 16h na sede da Cia. da Dança. O interessado deverá levar foto e a quantia de R$2,00. A inscrição é no email: [email protected]

AULA – Organizadores mencionam sobre a atividade “O evento programado para o próximo sábado é uma aula aberta ao público. É um modelo de aula que acontece durante os ensaios da companhia, mas em um nível mais básico. O objetivo é tornar a linguagem mais próxima das pessoas e também continuar difundindo a marca ‘Rua em Cena’. Geralmente, quando realizamos esse tipo de evento não temos o objetivo de selecionar novos integrantes, mas há uma boa possibilidade de que isso aconteça. É um projeto que visamos continuidade, realizando ao menos uma vez ao mês. Interessados devem solicitar inscrição pelo e-mail da companhia. No e-mail deve conter no assunto ‘inscrição’, e no corpo do mesmo apenas o nome completo”.

DANÇAS URBANAS – Em relação a influências: “A companhia desenvolve os seus trabalhos a partir das técnicas e estéticas das ‘danças urbanas’, o que muitos identificam como Street Dance ou ‘dança de rua’. Nossa proposta é colocar em cena as poéticas urbanas. Com isso, através da cultura urbana, pretendemos apresentar conteúdos que dialoguem com o público, fazendo-o pensar criticamente o mundo. Como inspiração, sem dúvida uma forte influência, destacamos o Grupo Piratas de Rua, muito importante na minha formação, bem como para muitos professores de danças urbanas da cidade. Além disso, artistas do Hip Hop também nos inspiram. A exemplo, Emicida, Criolo, Inquérito. Tanto pela maneira como pensam o Rap, quanto pela gestão das carreiras. Cada um oferece diferentes estéticas, contrapondo-se ao que se estava acostumado há alguns anos na música brasileira. Esse é o ‘ponto’. Por outro lado, não podem ser esquecidos destaques do Hip Hop pelotense, como Zudizilla, Pok Sombra e tantos outros”.

INTEGRANTES – Taison também é o coreógrafo e ensaiador. No grupo: Elias Sanches; Deivid Garcia; Felipi Santos; João Victor Santos; Julie Schiavon; Larielly Donini Gonçalves; Luciano Porciuncula; Tiago Meirelles; Tavani Paiva; Rodrigo Conceição Nunes; Tauana Oxley. O produtor executivo é Felipi Santos. Como iluminador, João Lucas Cruz.

IDENTIDADE – Formada por jovens negros e brancos, a Cia. tem compromisso com a questão étnica: “As ‘danças urbanas’ são danças afro-norteamericanas, é um gênero de dança que se relaciona diretamente com a cultura Hip Hop. Logo, a identidade negra é parte da nossa existência enquanto intérpretes de danças urbanas. Por outro lado, é uma escolha política dos integrantes da companhia, a autoafirmação do sujeito que cada um é, conhecendo e explorando sua singularidade, o que fica visível no visual de cada um e no visual coletivo que se mostra heterogêneo”.

Rua em Cena dança

Espetáculo “Relógio de areia”

Aqui e agora, fluidez do tempo, fluxo urbano. Temática do espetáculo “Relógio de areia”, montagem da Rua em Cena Companhia de Dança, cuja estreia ocorreu a 5 de julho na sala Carmen Biazolli do curso de dança da UFPel. No palco, onze intérpretes e a duração é de 25 minutos. A trilha original foi produzida por Zilla Sonoro e Pok Sombra. De acordo com integrantes da Cia., o trabalho será ampliado e a duração poderá beirar uma hora.

Rua em Cena - Relógio de AreiaTÉCNICA – O grupo pelotense tem no repertório, demonstração técnica cuja duração é de 5,5 minutos. Como projeto, elaboração de apresentação para performance competitiva. A produção musical é do talentoso DJ Micha. A Cia. participará do Bento em Dança.

TRAJETÓRIA – Neste ano a prioridade foi a definição do espetáculo “Relógio de Areia”. Mas na trajetória, informam componentes, destaque à participação no “Dança Bagé” ano passado. Com a coreografia “Defenda sua palavra”, segundo lugar na categoria conjunto adulto. A Cia. focaliza as competições como oportunidades para divulgar o trabalho, mas não pretende priorizar as participações.

ESTRUTURA – “Precisamos de pessoas dispostas a investir no potencial artístico dessa linguagem urbana corporal, o que há muitos anos já acontece no exterior. No mundo inteiro, trata-se do gênero de dança que mais movimenta público em eventos específicos do gênero, bem como em vídeos que ‘pipocam’ na internet com milhões de visualizações. O sucesso não é por acaso. As produções são bem feitas, com investimento, e geram retornos tanto para quem está em cena, quanto para quem investiu. E são várias as estratégias utilizadas mundo afora. O Brasil precisa se abrir para isso também”, salientam Taison e Felipi. Contatos para apresentações podem ser no Facebook ou no email do grupo.

Rua em Cena Taison Furtado Diretor.jpgDIRETOR Taison (Foto), começou na dança em 2004. Ele integrou o projeto social do Grupo Piratas de Rua, que era desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes. No ano seguinte passou a integrar o Piratas de Rua. Aos dezessete anos, conta, iniciou a trajetória como coreógrafo e instrutor de danças urbanas. Ele ressalta o aprendizado com Uanderson “Vovô” de Oliveira Farias.

 

POR CARLOS COGOY

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções