Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Saiba como escolher o modelo ideal de escova de dente

Saiba como escolher o modelo ideal de escova de dente
17 outubro
11:08 2017

Especialista afirma que nem sempre o modelo mais caro é o melhor

Hábito básico de higiene, escovar os dentes é imprescindível para evitar e prevenir problemas de saúde bucal como gengivite, cárie, tártaro, mau hálito, entre outros. Porém, com tantas formas, tamanhos e estilos de escovas de dente disponíveis no mercado, optar por um modelo acaba se tornando, no mínimo, complicado. Segundo Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto (odontoempresas.com.br), algumas dicas simples podem ajudar na escolha, já que nem sempre a mais cara é a ideal.

“O correto é optar por uma escova com cabeça pequena, arredondada e de cerdas macias, principalmente para quem tem abertura pequena na boca. A interdental, que é caraterizada pela cabeça extremamente fina e cônica, além de possuir menos cerdas na comparação com a escova ‘comum’, é perfeita para quem usa aparelho, já que limpa entre os dentes e por dentro dos brackets”, explica. “Ainda existe a elétrica, que é indicada para pessoas com dificuldade motora”, complementa.

Importância das cerdas e durabilidade das escovas

A dentista pontua que as cerdas são parte essencial da escova, pois são elas que eliminam a sujeira dos dentes. “As escovas com cerdas duras devem ser usadas apenas por pacientes com prótese. Fora dessas condições, seu uso pode ferir a gengiva, provocar sangramento e desgastar o esmalte dos dentes”, ressalta.

De acordo com a especialista, quando as cerdas estiverem tortas ou amassadas, chegou o momento da substituição. “A durabilidade da escova, em média, varia de três a quatro meses. Também é importante realizar a troca após alguma doença grave ou contagiosa, pois é uma prática que diminui o risco de infecção”, recomenda.

Solicite ajuda ao dentista

Por fim, Rosane lembra que se o indivíduo ainda tiver dúvidas sobre a escolha do modelo, é preciso consultar o dentista para que os devidos esclarecimentos sejam passados. “O profissional, certamente, saberá dizer qual é a escova ideal, sempre de acordo com as peculiaridades do paciente. Ainda é uma ótima oportunidade para fazer questionamentos sobre higiene bucal”, conclui.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções