Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Sanep celebra os 50 anos da Barragem Santa Bárbara

Sanep celebra os 50 anos da Barragem Santa Bárbara
24 outubro
08:03 2018

Responsável pelo abastecimento de água de mais da metade da população pelotense, a Barragem Santa Bárbara comemora em outubro 50 anos de história. Para celebrar a data e reconhecer sua importância para o Município, o Sanep promoveu na segunda-feira (22) um evento que reuniu autoridades, servidores que trabalham ou que já passaram pela Estação e população em geral.

A prefeita Paula Mascarenhas destacou a felicidade em participar desta data histórica.

“Comemoramos os 50 anos da Estação e é com muita honra que reconheço e parabenizo a visão dos gestores que, há cinco décadas, nos entregaram esta importante obra que é fundamental para a nossa cidade. Em 2019 será a nossa vez de entregar uma outra obra importante, que é a ETA São Gonçalo”, afirmou a chefe do Executivo.

Além da comemoração, o evento também oportunizou a inauguração do projeto Sala Verde, uma ação do Governo Federal em que o Sanep foi contemplado. A ação incentiva a implantação de espaços socioambientais que atuem como potenciais centros de formação ambiental. A assistente social Aline Cunha é a responsável pela Sala na Barragem e afirmou que o espaço será aberto para visitação da comunidade que queira aprender um pouco mais sobre a preservação ambiental.

O diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia, agradeceu a oportunidade de estar à frente da autarquia nesta data histórica e reafirmou a felicidade em fazer parte da família Sanep.

“A Barragem é de extrema importância para o Município e, desde 2017, temos investido muito para que ela continue com seu funcionamento pleno”, afirmou o gestor.

A autarquia também lançou o livro “Voo pelo Santa Bárbara: Guia de Campo Escolar Ilustrado”, idealizado pelos servidores Letícia Nascimento, Caroline Barboza e Fabrício da Silva, e que apresenta com ilustrações as espécies de pássaros que habitam na Barragem. O livro educativo será utilizado na Sala Verde.

Durante o evento foi inaugurado o projeto Sala Verde e lançado o livro “Voo pelo Santa Bárbara: Guia de Campo Escolar Ilustrado”

Durante o evento foi inaugurado o projeto Sala Verde e lançado o livro “Voo pelo Santa Bárbara: Guia de Campo Escolar Ilustrado”

A prefeita também visitou os laboratórios e conferiu os novos computadores adquiridos pelo Sanep para renovação da infraestrutura e as novas lixeiras que fazem parte de uma campanha interna da autarquia de conscientização sobre a importância de separar os resíduos.

Participaram das atividades, o presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Garcia (PTB); os vereadores Fabrício Tavares (PSD) e Marcos Ferreira (PT); o secretário de Qualidade Ambiental (SQA), Felipe Fernandes; a assessora de comunicação da prefeitura, Inês Portugal; o presidente do Conselho Deliberativo do Sanep, Volnei Rosa; servidores do Sanep, integrantes do Núcleo de Multiplicadores Ambientais da ETA São Gonçalo; representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Emater, alunos e professores da EMEF Maria Antônia. O programa da Rádio Universidade, Pelotas 13 Horas, liderado por Cleiton Rocha, foi transmitido ao vivo da Barragem durante as comemorações.

Barragem Santa Bárbara

A Barragem possui 359 hectares de proteção e o volume de água estimado é de 10 bilhões de litros. Tem como finalidade fornecer água bruta por gravidade para a planta de tratamento da ETA Santa Bárbara e para a zona industrial, através de bombeamento. Cerca de 50% do Município recebe a água tratada da Estação, abastecendo o Centro, Porto, Navegantes, Vila Fátima, Fragata, Distrito Industrial e Vila COHAB.

Barragem Santa Bárbara 02

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções