Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

SANTA TEREZINHA : Supera traz qualidade de vida à população

22 março
10:05 2019

Centro de Atividades Físicas Supera – Rua Santa Clara, 343 – Bairro Três Vendas

Nevton Pierri, mais conhecido como Cigano, é um profissional de Educação Física formado em 2014 pelas faculdades Anhanguera. Após, concluiu formação na Sogipa, em Porto Alegre. Desde os aprendizados na terra natal, o pelotense observava as necessidades da população. A ideia do Centro de Atividades Físicas Supera surgiu em um estudo com alunos da UFPel, em que realizaram um mapeamento do que o público das Três Vendas queria ter em uma academia.

Supera é um espaço para acolher as pessoas em busca de uma qualidade de vida melhor. “O exercício físico tem um benefício adicional, enquanto o remédio tem o colateral. O exercício respeita a tua mobilidade, as tuas limitações. A gente avança de forma gradativa para atingir o objetivo”, comenta Cigano.

No Centro, há atividades de pilates, treinamento físico funcional e musculação. O espaço recebe cadeirantes, deficientes visuais, pré-diabéticos e diabéticos. “Esse público eu chamo de populações especiais.” Existem profissionais de educação física que fazem uma prescrição do exercício de acordo com o aluno. A pessoa faz uma anamnese e sempre passa por um profissional e por um teste de aptidão física antes de iniciar. No espaço, há nutricionista e fisioterapeutas à disposição. A musculação é com horário livre, enquanto pilates e treinamento físico funcional são com hora marcada.

Projeto Supera atende comunidades nas Três Venda

Projeto Supera atende comunidades nas Três Venda

“Com as necessidades especiais, a gente aprende muito com eles”, afirma Cigano, que revela o surgimento do nome Supera vir antes mesmo do contato com as diferentes populações. O projeto nasceu em três comunidades nas Três Vendas. Na Nossa Senhora das Graças, com atendimento inicial de quatro idosos na igreja, com o professor Rodrigo Rosa. Aí veio a comunidade Cristo Redentor, na avenida Assis Brasil. E a terceira localidade foi a Sanga Funda, atendendo de 10 a 15 pessoas. O projeto Vida Ativa, em parceria com a prefeitura, assumiu as comunidades, que registram crescimento no número de alunos.

O próximo objetivo da Supera é a abertura de uma clínica de fisioterapia, agregada com o treinamento físico funcional e com as demais atividades, novidade no bairro Três Vendas. Na lista de profissionais do projeto, há o professor Matheus Agendes, no Muay Thai e musculação, Gabriel Xavier e Elisângela Fouchy, musculação. Alessandra Oliveira no pilates. Matheus Costa, Nicholas Nunes e Renan Gomes Fão com a fisioterapia, Nathan Figueiredo, Wendel Gomes e Michel Fernandes com o treinamento físico funcional, todos educadores físicos ou fisioterapeutas por formação. Setor administrativo é de Eliane Conrado de Brito.

Cigano cita a importância de trabalhar a atividade física para elevar o humor das pessoas. Seu TCC na Sogipa foi direcionado para essa área, identificar o nível de humor nos alunos e fazê-los exercitar para uma melhora. “A atividade física é tudo que tu fazes no dia a dia, enquanto o exercício físico tem hora para iniciar e para acabar, com a prescrição do exercício e com a orientação feitas por um profissional”, esclarece.

Com a possibilidade dos profissionais da Anhanguera atender pessoas sem condições financeiras de arcar com uma academia, o Supera está literalmente à disposição de todos. Os contatos podem ser feitos com Nevton Pierri – Cigano e Centro de Atividades Físicas Supera no Facebook. O telefone é 98454-1414.

Supera 1

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções