Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Saúde Bucal: nove novas equipes recebem capacitação

Saúde Bucal: nove novas equipes recebem capacitação
11 março
18:02 2014

Na tarde dessa segunda-feira (10/03/2014), no auditório do Programa DST/AIDS, na Secretaria de Saúde (SMS), ocorreu a primeira reunião de trabalho com as nove novas Equipes de Saúde Bucal da rede pública do Município. A capacitação contou com palestra da professora doutora Maria Beatriz Junqueira de Camargo, que enfatizou a importância da reorientação do modelo de atenção à saúde na prática, especialmente a Lei dos “Cuidados Inversos” – oferecer mais saúde a quem mais precisa. O que significa uma nova postura profissional, que passa a ter compromissos ativos na busca da população e promoção de saúde na área adstrita.

Pelotas implantou as primeiras equipes de Saúde Bucal em 2012 e, desde então, vem trabalhando a questão da efetiva reorganização do processo de trabalho com apoio da gestão. Estudo de impacto realizado pela Equipe de Supervisão de Saúde Bucal da SMS em conjunto com o Centro de Pesquisas Amílcar Gigante/UFPel demonstra que em Pelotas três importantes indicadores: Razão de Tratamentos Concluídos/Primeira Consulta Odontológica Programática; Média de Escovação Dental Supervisionada e Média de Procedimentos Coletivos. Eles são, respectivamente, 2, 3 e 48 vezes superior nas Equipes de Saúde Bucal em comparação ao modelo tradicional.

Os resultados encontrados em Pelotas surpreendem e apontam para uma significativa diferença em relação aos resultados de todos os estudos já realizados em várias cidades do Brasil. A eficiência do trabalho conquistado pelas primeiras sete equipes agora está sendo reforçado com mais nove novas equipes que estarão atuando nas seguintes UBSs:

  • *Arco-íris
  • *Barro Duro (balneário dos Prazeres) – será a segunda equipe
  • *CAIC Pestano (duas equipes)
  • *Sítio Floresta
  • *Colônia Z3
  • *Colônia Osório
  • *Colônia Grupelli
  • *União de Bairros.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções