Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

SAÚDE : Greve dos trabalhadores está descartada

SAÚDE : Greve dos trabalhadores está descartada
21 dezembro
17:30 2016

Gestores mudam posicionamento e categoria afasta a possibilidade de paralisar os serviços nos hospitais de Pelotas

A mobilização coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde(SindiSaúde) de Pelotas provocou uma nova reflexão pelos gestores dos hospitais filantrópicos, que aceitaram mudar alguns pontos prejudiciais à categoria. E a possibilidade de greve nos serviços está descartada. Com vários avanços positivos aos trabalhadores.

“Não implantação do banco de horas, permanência do quinto dia útil como data para o pagamento dos salários, reajuste de 5% retroativo ao mês de novembro sobre o valor do piso regional pelas instituições que ainda não o fazem, e reajuste pelo INPC nos demais”, adianta Bianca D Carla, presidente do SindiSaúde, lamentando apenas algumas pendências como atraso de pagamentos e 13º salário em algumas instituições hospitalares.

Ainda de acordo com Bianca, o adicional de urgência e emergência aos trabalhadores do Pronto Socorro está garantido até o mês de março, quando haverá nova rodada de negociações envolvendo outras questões de interesse da categoria. Mais: em uma nova data-base, fixada em 1º de Maio, será negociado um novo reajuste com a patronal, baseado no índice de inflação de novembro de 2016 a 31 de abril de 2017 (INPC).

Pelo acordo com a “patronal”, na terça-feira pela manhã, e aceito pelos trabalhadores à noite, ficaram mantidas todas as cláusulas sociais anteriormente conquistadas. Ou seja, SindiSaúde de Pelotas, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital Universitário São Francisco de Paula, FAU e Hospital Espírita conseguiram chegar a um acordo na Convenção Coletiva do ano 2016 dos trabalhadores sem prejuízos à população usuária dos serviços.

“E nem aos trabalhadores. Mas foi preciso que a categoria mostrasse seu descontentamento e disposição para paralisar os serviços caso não tivesse  respeitados os seus direitos e aspirações”, salienta a presidente do SindiSaúde, que teve ao seu lado na terça-feira o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do SulFEESSERS), Milton Kempfer e o diretor de Finanças da entidade, Carlos Airton Weber dos Santos, alem de Adilson Lopes e Iolanda Gomes.

RECESSO – Mais aliviada com a finalização positiva das negociações e resultados alcançados, a direção do SindiSaúde comunica aos trabalhadores que dentre os dias 23 deste mês e 9 de janeiro o Sindicato estará em recesso no seu atendimento externo. Enquanto isso, a sede da entidade passará por algumas reformas estruturais para melhor atender à categoria. Os serviços internos permanecerão, assim como o atendimento pelos dirigentes da entidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções