Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

SAÚDE : Vereador cobra horário de atendimento dos médicos

26 julho
15:46 2015

O vereador e líder comunitário Vicente Amaral (PSDB) esteve recentemente reunido com a secretária de saúde Arita Bergman para tratar das demandas dos postos de saúde, em relação aos horários de atendimento dos médicos que vem sendo criticado pela população, falta de medicação e o número de fichas limitado aos pacientes em determinadas áreas de especialidades.

Muitas vezes, algumas comunidades, não são contempladas por uma especialidade, obrigando o cidadão a buscar atendimento em outra unidade. Amaral também levou a conhecimento da responsável pela saúde, a situação do posto da Cohab Fragata que algumas vezes encontra-se fechado em horário de atendimento. Muitos moradores do loteamento Asa Branca e travessas da Liberdade e da Paulo Zanota da Cruz acabam recorrendo a outras unidades e são considerados fora de sua área de atendimento, não prestando atendimento.

SECRETÁRIA Arita Bergmann recebeu o vereador Vicente Amaral

SECRETÁRIA Arita Bergmann recebeu o vereador Vicente Amaral

Arita Bergman explica ao vereador que as famílias têm cadastro no plano ESF – Estratégia da Saúde Familiar, ou seja, através deste cadastro é possível que as pessoas acessem os pontos mais próximos a sua moradia. Seria necessário verificar se estes casos considerados fora da área já constam no plano ESF. Quanto aos postos de saúde fechados, Arita deixou bem claro que o horário de atendimento dos postos da Virgílio Costa, Pinheiro Machado e Fragete, é até as 22h, caso alguém veja algum deles fechado, deverá denunciar junto a secretaria de saúde ou até mesmo na câmara de vereadores.

Arita Bergman observa que uma equipe deverá verificar a denúncia, pois isto não pode acontecer. Já para os postos da Imperador Dom Pedro I, Guabiroba, Cohab Fragata, os horários de atendimento são das 8h ao meio dia e das 13h às 17h30. A secretária garantiu ao vereador que com relação as fichas e horários dos médicos, nos próximos meses, os postos irão funcionar por tele agendamento, evitando que, as pessoas acordem cedo para conseguir lugar na fila para garantir uma ficha. Os novos sistemas de atendimento e agendamento modernizados irão garantir um futuro de melhorias no atendimento a comunidade. E ainda em breve, será implantado o ponto eletrônico para os funcionários que trabalham nestes locais.

Vicente Amaral questionou a necessidade de um postinho no Passo do Salso, pois facilitaria o atendimento dos moradores do Salso, da Vila Governaço, Vila Nova, Vila Jacotê e Virgílio Costa. Na mesma ocasião, o edil também informou a urgência da realização de reforma no posto da Virgílio Costa e Guabiroba. Arita Bergman disse estar atenta as estas necessidades e aguarda verbas para a realização de reformas e ampliações. Sobre a implantação de uma unidade no Passo do Salso, diz que isso faz parte de um projeto para o futuro. A secretária afirma estar otimista quanto as pautas da saúde, mencionando que a qualidade no atendimento em Pelotas irá dar um salto após a abertura das novas UPAS no prolongamento das avenidas Bento Gonçalves e Ferreira Viana, o que também irá desafogar o pronto socorro local, bem como os postos de saúde dos bairros.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções