Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Sede própria do HE terá sua primeira fase inaugurada ainda este ano

Sede própria do HE terá sua primeira fase inaugurada ainda este ano
01 fevereiro
16:32 2017

Um desejo da comunidade de Pelotas e região está prestes a se concretizar

A primeira etapa da obra da sede própria do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) deve ser entregue no segundo semestre deste ano. Após diversos entraves nos processos, o prédio que irá abrigar o maior e melhor centro de Oncologia do Rio Grande do Sul teve sua obra iniciada no começo de 2016 e será concluída no segundo semestre de 2017.

O HE UFPel, hospital universitário 100% SUS, hoje desenvolve a maioria de suas atividades em prédios locados. Há mais de vinte anos a comunidade acadêmica e a sociedade em geral anseiam por uma sede própria para o atendimento assistencial. Em 2012, esse desejo começou a se constituir por meio de projetos para implantar o novo hospital onde hoje está situado o Ambulatório Central, conhecido como Paliteiro. Na época, foram aprovados os projetos do Bloco 3 e também a licitação da empresa que faria a obra, mas a mesma acabou abandonando com alegação de falta de condições de executar o contratado. Ao retomar os processos em 2013, haviam novos regramentos de órgãos públicos que regulamentam obras desta envergadura, incluindo Vigilância Sanitária, FEPAM e Corpo de Bombeiros. Todos foram saneados e as obras iniciaram em 2016.

O prédio que será inaugurado este ano terá mais de 4 mil metros quadrados e três pavimentos para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde de Pelotas e região, para a realização de tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Também está prevista área de ensino para atender às necessidades de graduação e pós-graduação das áreas multiprofissionais, incluindo medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, farmácia e odontologia. O investimento é de mais de R$ 16 milhões.

Segundo o engenheiro civil do hospital, Eduardo Albuquerque, aproximadamente 25% da obra está concluída. Atualmente estão em andamento as etapas de estrutura de concreto armado, alvenarias e impermeabilizações.

BLOCO 1

O Bloco 1 terá 360 leitos distribuídos em oito andares, já está com os projetos arquitetônicos acordados com a Ebserh/MEC, aprovados na Vigilância Sanitária, além dos projetos complementares que estão em desenvolvimento. A expectativa e projeção é de que em 2017 ocorra a licitação deste bloco.

BLOCO 2

Deverá abrigar Pronto Atendimento (Clínica, Pediatria, Gineco-obstetrícia e Cirurgia Geral), Ambulatórios, Centro de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (Imagenologia, Análises Clínicas, Patologia, Medicina Nuclear, Banco de Leite, Anatomia Patológica e Hemodiálise), áreas acadêmicas e laboratórios de simulação. Este bloco já possui projetos arquitetônicos aprovados na Vigilância Sanitária e aguarda licitação de projetos complementares.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções