Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

SEGURANÇA : Tenente Bruno anuncia chegada de viaturas da Polícia Comunitária

30 maio
10:07 2014

Ao final da sessão da Câmara, na manhã de ontem, o vereador Tenente Bruno (PT) anunciou a entrega das 11 viaturas do Programa Polícia Comunitária que atuarão em Pelotas. A entrega será feita dia 10 de junho, às 9h30min, no Largo Edmar Fetter, conforme telefonema do coronel Júlio César Marobin, diretor do Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Desde 2011, ainda na função de oficial da Brigada Militar, o Tenente Bruno já pleiteava o policiamento comunitário para Pelotas. “A insegurança da cidade sempre foi uma grande preocupação. Desde aquela época os números só têm aumentado, mas tenho certeza de que a presença dos núcleos de Polícia Comunitária vai mudar este panorama tão triste em nossa cidade”, afirma o vereador.

VEREADOR pleiteava o policiamento comunitário desde 2011 Foto: Divulgação/DM

VEREADOR pleiteava o policiamento comunitário desde 2011
Foto: Divulgação/DM

“Cada núcleo abrange comunidades com cerca de 10 mil pessoas, ou seja, de dois a três bairros”, explica o parlamentar. Em cada núcleo atuam quatro policiais, que também moram na área em que trabalham. Eles recebem uma viatura nova e equipamento individual – pistola, colete à prova de balas, bicicleta, rádio portátil e algemas.

Em 18 de setembro de 2013, o projeto de lei da Polícia Comunitária foi assinado pelo presidente da Câmara,  Ademar Ornel. “O projeto, que retorna ao Executivo, é fundamental para garantir que a população viva com mais tranquilidade, tendo praticamente ao lado de sua casa uma polícia treinada para oferecer segurança e conhecer os moradores das regiões onde estará instalada”, afirmou Ornel, ao assinar o projeto.

Pelotas receberá dez núcleos de policiamento de bairros e um núcleo de coordenação, assim distribuídos: Areal, Bom Jesus e Jardim Europa; Pestano, Eldorado e Getúlio Vargas; Santa Terezinha, Cohab Lindóia, Py Crespo e Sítio Floresta;  Cruzeiro, Umuharama e Recanto de Portugal; Balneário dos Prazeres e Colônia Z3; Obelisco, Dunas e Vasco Pires; Fátima, Porto, Balsa e Navegantes; Simões Lopes e Padre Réus; Gotuzzo, Cohab Fragata e Verona; Fragata, Guabiroba e Farroupilha; Coordenação.

APRESENTAÇÃO – Esta semana, a Câmara recebeu a visita dos dois novos comandantes da Brigada Militar em Pelotas. O coronel Carlos Alberto Brush, novo comandante do CRPO/Sul e o tenente-coronel André Luís Pithan, novo comandante do 4º BPM se apresentaram ao presidente do Legislativo, Ademar Ornel e aos vereadores Tenente Bruno, Ricardo Santos, Marcus Cunha, Salvador Ribeiro e Rafael Amaral.

Segundo explicaram, durante a operação Copa do Mundo, que deslocou vários policiais para Porto Alegre, o efetivo em Pelotas e Zona Sul teve as férias e licenças suspensas e terá aumento no pagamento de horas-extras para atender melhor a população.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções