Diário da Manhã

segunda, 18 de novembro de 2019

Notícias

SETEMBRO AMARELO : Ações organizadas por grupo docente da UCPel

SETEMBRO AMARELO : Ações organizadas por grupo docente da UCPel
23 setembro
08:48 2019

Orientar e prevenir. Esse é o objetivo do grupo formado por docentes de diferentes cursos da área da saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Durante a segunda quinzena do mês de setembro serão realizadas ações em menção ao setembro amarelo, mês da conscientização ao suicídio. Até o dia 24, atividades voltadas à população irão ocorrer em diversos pontos da cidade.

Constituído por professores dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Psicologia, juntamente com o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE/UCPel), a ideia é levar o debate para fora da instituição. E isso tem um propósito. Conforme dados do Ministério da Saúde, a faixa etária que mais comete autocídio no Brasil são idosos acima dos 70 anos. São aproximadamente 8,9 casos para cada 100 mil habitantes.

Segundo a docente do curso de Psicologia, Maria Clara Salengue, o suicídio é um problema de saúde pública e que precisa de atenção como tal. Um dos motivos que a psicóloga vê como agravante é o fato de não se falar sobre o ato. “É preciso desmistificar o tabu de que falar vai influenciar o aumento do número de suicídios”, comenta.

Outro aspecto que o grupo aponta é a necessidade de acabar com a relação entre autocídio e transtornos mentais ou problemas com drogas. De acordo com Anelise Neves, psicóloga do NAE, há diversas causas pelas quais as pessoas decidem tirar a própria vida e muitas delas não têm associação com problemas psicológico-psiquiátricos ou dependência química.

PROGRAMAÇÃO

  • 23/09 – Atividade de sensibilização no Hospital Universitário São Francisco de Paula
  • 24/09 – Atividade de sensibilização no LAGARTEANDO – Praça Cel. Pedro Osório

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções