Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Sindicato dos Jornalistas lança campanha “Sem jornalista não tem informação”

Sindicato dos Jornalistas lança campanha “Sem jornalista não tem informação”
29 outubro
12:27 2013
Presidente Milton Simas em visita ao Diário da Manhã - Foto: Alisson Assumpção/DM

Presidente Milton Simas em visita ao Diário da Manhã – Foto: Alisson Assumpção/DM

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, está com sua direção em Pelotas nesta semana. Conforme o grupo que ontem visitou o Diário da Manhã, o objetivo é interagir com a categoria e comunidade. Em destaque, a campanha salarial que terá novo desdobramento a 7 de novembro. Com o slogan “Sem jornalista não tem informação”, o Sindicato tem mobilizado os profissionais para que seja obtido “aumento real” na negociação. A questão será debatida nesta semana, com os profissionais locais. Saiba mais acessando: jornalistas-rs.org.br

Milton Santos, novo presidente do Sindicato, esteve no Diário da Manhã, juntamente com os diretores Salvador Tadeo e Robinson Estrasulas. No grupo também o professor de fotojornalismo Elson Sampé, que que estará palestrando nesta terça-feira na Semana Acadêmica da Universidade Católica de Pelotas.

SALÁRIOS – Simas divulga: “Com um piso de R$1.690,00 na capital e R$1.425,00 para o interior, o Sindicato Patronal teve a insensatez de propor reajuste de 0% na capital e 1% no restante do Estado. Isso apenas nos pisos. E ainda querem que fiquemos satisfeitos?. Muitos colegas que ganham acima do piso não recebem aumento real há mais de cinco anos. Até parece que ganham bem e não precisam ser valorizados. O salário dos jornalistas gaúchos é de segunda divisão, perdendo para estados como Paraná, Mato Gross, Goiás, Tocantins. Claro que sem desmerecer o trabalhos dos colegas destes lugares. Chega de rebaixamento e falta de respeito. Está na hora de o Rio Grande do Sul, celeiro de grandes profissionais, receber o tratamento que merece. Queremos um salário digno que possa atender nossas demandas e desejos”.

DIPLOMA – A luta do Sindicato dos Jornalistas, de acordo com divulgação, obteve mais uma vitória na obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Edson Pecis Lerrer, juiz da 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, negou o pedido do Ministério Público do Trabalho, e definiu que o sindicato não é obrigado a associar jornalistas que não passaram pela graduação. “A decisão atende as resoluções de nossa categoria retiradas nos dois últimos congressos nacionais. Vamos manter a posição enquanto não aprovarmos a PEC do Diploma no Congresso Nacional”, afirma o presidente Milton Simas.

DEMOCRACIA – Nos dias 7 e 8 de março de 2014, congresso estadual dos jornalistas debaterá o papel da imprensa na democracia. O encontro será preparação para o congresso nacional que será em abril em Alagoas. Entre as questões: manifestações de junho deste ano; Comissão Nacional da Verdade; direitos sociais.

FACEBOOK está com página alusiva à campanha salarial  ‘’Sem jornalista não tem informação’’. Conforme a direção do sindicato, em poucos dias alcançou quase duas mil “curtidas”. A mobilização através das redes sociais tem ampliado o debate acerca da realidade profissional.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções