Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Sperotto comemora início do inquérito epidemiológico da anemia infecciosa em equinos

23 setembro
17:09 2013

Sperotto01O presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa (CAM), comemorou nesta segunda-feira (23), o início do inquérito epidemiológico da anemia infecciosa em equinos (AIE) que será realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Ministério da Agricultura e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),

O levantamento, vai apontar a prevalência da doença no Rio Grande do Sul, e colocar um fim na polêmica surgida no mês de maio, quando passou a vigorar o Decreto nº 50.072/2013 que regulamentava a Lei 13.467/2010 sobre a adoção de medidas de defesa sanitária animal no âmbito do Estado. Na oportunidade, Sperotto realizou audiência pública na CAM para debater e buscar uma solução para os problemas criados para os proprietários de equídeos. Os donos dos cavalos estavam sendo multados por não realizarem o exame de anemia infecciosa animal de 60 em 60 dias.

Para o presidente da CAM, os proprietários não queriam burlar a Lei de Sanidade Animal, somente ampliar o prazo do exame de 60 dias para seis meses. Após a audiência, o governador Tarso Genro sensível ao problema, suspendeu o decreto até o final do ano e autorizou a realização do inquérito. “Foi o fim das multas e a tranquilidade para os criadores de cavalos”, afirma o parlamentar.

Como vai funcionar o Inquérito

Serão testados, por amostragem, 1.042 equinos de 341 propriedades, que serão visitadas por 18 equipes, formadas por um veterinário e um auxiliar. Atualmente, o rebanho gaúcho é formado por 522 mil equídeos. O inquérito deve ser concluído até o mês de dezembro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções