Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

SUCESSÃO MUNICIPAL : PMN priorizará saneamento, saúde e conselho de governo na Prefeitura

15 agosto
09:42 2016

Na Prefeitura o PMN implantará o “Conselho de governo”, de caráter consultivo e sem remuneração, para analisar e decidir ações

Por Carlos Cogoy

Nascido e criado no Pestano, atualmente reside e trabalha no Bairro Getúlio Vargas (BGV). Ele está com 39 anos, e jamais concorreu a cargo eletivo. Na trajetória, no entanto, já coordenou campanha política na Zona Norte. Desde os dezoito anos, é comerciante e lida diretamente com o público. Durante período também coordenou salão de eventos. Idealizador da Associação Cultural e Assistencial Rádio Comunitária Renascer – emissora está desativada há cinco anos -, salienta que o então programa “Voz do Povo” desencadeou inúmeras campanhas solidárias. Líder comunitário, Ledinei Santana foi oficineiro na ONG Anjos e Querubins, e na juventude dançou “break” nos grupos Seven Boys e Black Six. No Partido da Mobilização Nacional (PMN), número 33, é o candidato a prefeito neste ano. A decisão ocorreu após conhecer pessoalmente, oito meses atrás, o ex-vereador e presidente do PMN Cláudio “Cururu” Insaurriaga. Conforme Ledinei, ele acompanhou o mandato de Cururu na Câmara, e também através das redes sociais. Quando conversou ao vivo, logo houve afinidade, e Ledinei salienta que se trata de “alguém limpo e honesto, que poderia estar no governo, mas optou pela coerência e o trabalho num partido simples”. Como vice, Gisele Insaurriaga (23 anos), filha de Cururu que, adolescente chegou a concorrer a vereadora para fechar nominata. Estudante do curso técnico em enfermagem, ela frisa o exemplo do pai como “esperança de mudança real, fazendo o que é certo e pelo povo”. Entre as propostas do PMN ao Executivo municipal, está a criação do “conselho de governo”.

Líder comunitário Ledinei Santana concorre a prefeito com Gisele Insaurriaga para vice

Líder comunitário Ledinei Santana concorre a prefeito com Gisele Insaurriaga para vice

GOVERNAR – O Conselho de Governo, sem remuneração, terá reuniões diárias. Em pauta, avaliar as decisões governamentais. Serão onze integrantes, reunindo secretários, técnicos de carreira do município, e o líder de governo na Câmara. O caráter será consultivo, contudo o prefeito estará comprometido com as decisões do colegiado.

GESTÃO – Entre os compromissos propostos pelo PMN: redução de 50% dos cargos de confiança; extinção da função de “superintendente” nas secretarias; fiscalizar e apurar rapidamente qualquer tipo de desvio de dinheiro público, desde o mais corriqueiro através de insumos básicos até casos de propina e corrupção; valorizar e qualificar o funcionalismo; preencher vagas com os concursados; acabar com as contratações emergenciais; licitações e compras deverão ser aprovadas pelo conselho de governo; valorizar e incentivar os conselhos municipais; buscar parcerias com a iniciativa privada para desenvolvimento e mais postos de trabalho.

MEIO AMBIENTE – O 33 pretende a despoluição do São Gonçalo, construindo duas Estações de Tratamento (ETAs). A água, observam os candidatos, é o “ouro do futuro”. Em vinte anos, barril d’água estará altamente valorizado, e Pelotas possui posição privilegiada. Com o Porto em plena atividade, o município será preparado para a relação comercial que valorizará a água doce. Outra frente será o reflorestamento, com a distribuição de mudas nativas e frutíferas à população. Para isso, dinamização do Horto municipal. Em relação à segurança, a Guarda Municipal zelará pelo patrimônio, pois a incumbência noutras esferas cabe ao Estado e governo federal. Como política cultural, investimento na projeção de carreiras artísticas dos talentos locais. Em relação ao Carnaval, busca de parceria público-privada, com segmento privado que assuma a viabilidade da festa.

Cláudio “Cururu” Insaurriaga

Cláudio “Cururu” Insaurriaga

Retorno à Câmara para fiscalizar

 Ele está de volta. Após oito anos inelegível, Cláudio “Cururu” Insaurriaga estará concorrendo a vereador. Presidindo o PMN há três anos, ele diz que a campanha terá o personagem “Cururu” na arrancada. Será o reencontro do personagem que, em 2004, arrebatou votos com frases de “humor corrosivo”. Ele observa que o personagem é uma forma de comunicação com o eleitorado. Porém, após etapa inicial, as aparições na propaganda eleitoral, serão com propostas para o mandato no legislativo municipal.

PMN terá trinta segundos para a propaganda na tevê. Na nominata à Câmara, dezena de candidatos, representando o Fragata, Porto, Loteamento Dunas, Balsa, Obelisco e Bairro Getúlio Vargas. Conforme Cururu, o PMN tem o número 33, idade de Cristo, e foi idealizado pelo professor Celso Brant há mais de vinte anos. O PMN não proíbe alianças, mas orienta para que seja evitada a companhia de partidos e lideranças “ficha suja”.

FISCALIZAR – Sobre a cassação do mandato de vereador em 2008, Cururu considera como inconstitucional. Ele baseia-se o Art. 5º da Constituição, que garante a liberdade para atos religiosos, seja em locais público ou particular. Ele menciona que houve injustiça, pois na Câmara denunciou doze dos quinze vereadores com mandatos. Na perspectiva de retorno ao legislativo, enfatiza que “continuarei sendo um rígido fiscal do uso do dinheiro público, denunciando atos irregulares e corrupção”.

Educação integral

Dois eixos balizam prioridades na educação. Um deles, refere-se à escola em tempo integral. De acordo com os candidatos do PMN, no início da gestão será realizado estudo para aferir a viabilidade do novo sistema. A ideia consiste na permanência do aluno entre 8h e 18h. Assim, num turno o ensino escolar, no outro “atividades diversas”.

SEGURANÇA – Outra questão abordada pelo PMN para a educação, é o aspecto da segurança nas escolas. A ideia é oferecer mais agentes de segurança, bem como recuperar ou construir muros adequados, providenciar cerca elétrica e grades nas aberturas. Também será implantado, monitoramento com alarme. O objetivo é estancar os rotineiros furtos de materiais e equipamentos das escolas. Assim, também diminuindo o custo com a manutenção dos espaços de aprendizagem.

Priorizar a saúde

governo Eduardo Leite trabalhou para os ricos. As obras são no centro, e nada para os bairros mais pobres. E as obras eleitoreiras, além do transtorno à população,  nem estão concluídas. Na cidade, ao invés de gastar com UPAs, bastaria reformar e adequar as dezenas de postos de saúde já existentes. Afirmações de Cláudio “Cururu” Insaurriaga, presidente do PMN. Conforme destaca, a saúde será prioridade na administração Ledinei-Gisele.

POSTO de saúde no governo do 33,  funcionará das 9h às 21h. No período, três médicos estarão atendendo o público: ginecologista; pediatra; clínico geral. A ideia é terminar com o sistema de fichas, que desrespeita a população. Assim, ao invés de filas na madrugada para meia dúzia de fichas, atendimento que também desafogaria o Pronto Socorro e hospitais.

Saneamento básico

cada real investido em saneamento, são menos R$7,00 gastos com saúde. O dado provém da Organização das Nações Unidas (ONU), e é base para o PMN priorizar o investimento em saneamento. Acabar com as valetas, salientam, além da questão ambiental, é crucial à saúde da população.

PRIORIDADE – Ledinei e a vice Gisele frisam: “Políticos tradicionais pensam e dizem que o investimento em saneamento não aparece, então não beneficia com votos. Preferem, por exemplo, asfaltar as ruas da cidade, obra que fica em evidência e contribui com possibilidade de dividendos eleitorais. O PMN pensa diferente. Consideramos que primeiro é preciso canalizar o escoamento do esgoto e água da chuva. Depois disso, então, asfaltar as vias públicas”.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções