Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

TRAVESSIA TORRES TRAMANDAÍ : Atletas pelotenses são premiados nos 82km

TRAVESSIA TORRES TRAMANDAÍ : Atletas pelotenses são premiados nos 82km
30 janeiro
08:42 2020

Eder Gomes e Robson Tabelião decidiram pela participação na véspera

Por Carlos Cogoy

No sábado, 16ª Travessia Torres Tramandaí (TTT), prova com 82 quilômetros, que pode ser percorrida nas modalidades solo, em dupla, quarteto ou octeto. A equipe pelotense Paleo Runners participou com 31 atletas. Como resultado, um quarteto misto  e três duplas no top 10 da competição. Em destaque, a dupla formada por Erico Lopes Ança e Pablo da Silva Oliveira, que conquistou o terceiro lugar. Porém, na quarta colocação, mais uma dupla da Paleo Runners, integrada pelos atletas Eder Botelho Gomes de 34 anos, e Robson Tabelião de 33. A curiosidade é que a decisão pela participação na prova, ocorreu apenas na véspera.

Eder Gomes, Raquel, Natácia e Robson

Eder Gomes, Raquel, Natácia e Robson

VÉSPERA – Robson explica: “Resolvemos correr a prova dois dias antes da largada. Não nos planejamos em nada, foi tudo de véspera, Eder tinha uma inscrição paga para participar solo nos 82 quilômetros, e havia desistido da prova, pois terá uma de cem quilômetros em duas semanas. Então se tornaria muito desgastante. Daí propus que trocasse a inscrição, e participássemos como dupla. Me sentia preparado pois estou treinando para a supermaratona de Rio Grande, prova com cinquenta quilômetros que acontecerá em março. Assim, o desafio já seria um bom teste. Saímos de Pelotas às 21h30min de sexta feira, e chegamos em Tramandaí às 2h30min. Descansamos até 3h30min, pois estávamos longe da largada que aconteceria às 6h”.

DESAFIO – O atleta menciona sobre a prova: “No carro, indo para a largada, definimos a estratégia. Eder largaria nos primeiros doze quilômetros, e eu faria os próximos dez quilômetros, assim sucessivamente. Não tínhamos ninguém que dirigisse para nós, teríamos de fazer tudo sozinhos, o que seria uma loucura, até que encontramos as amigas Raquel e Natacia. Elas se ofereceram para ajudar, e dirigiram o carro até os pontos de revezamento. O percurso estava atípico, pois geralmente a areia da praia é firme e boa para correr. Mas, como a maré estava alta, a areia ficou muito fofa, e o tênis grudava no chão. Com isso, o percurso estava mais pesado do que o normal. Em alguns trechos tivemos de correr dentro d’água”.

Terceiros colocados Erico e Pablo (ao centro)

Terceiros colocados Erico e Pablo (ao centro)

SUPERMARATONA com cinquenta quilômetros em Rio Grande, será disputada a 15 de março. Atletas da Paleo Runners têm treinado para a prova, que terá sua 27ª edição. Já Eder Botelho Gomes, no dia 8 de fevereiro, disputará uma prova de cem quilômetros em São Paulo. Trata-se de seletiva para a seleção brasileira de ultramaratona. A Paleo Runners, sob a coordenação do professor Erico Ança, oferece treinamento individualizado. Informações: (53) 8424.8684.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções