Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Turismo promove visitas guiadas ao Centro Histórico para escolas públicas

Turismo promove visitas guiadas ao Centro Histórico para escolas públicas
30 maio
08:16 2019

Os alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Professora Silvya Mello participaram, na tarde desta quarta-feira (29), de um passeio guiado pelo Centro Histórico de Pelotas. Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), eles puderam entender mais sobre o passado do município e seu patrimônio. O serviço promovido pela Prefeitura é destinado a escolas públicas.

Os passeios são realizados conforme disponibilidade na agenda da secretaria, e dá-se prioridade a datas comemorativas, como as épocas de Fenadoce, semana do aniversário do município, Dia do Patrimônio, etc. A iniciativa faz parte do projeto ‘Encante-se para Encantar’, conta Liliane Caldas, do setor de Planejamento e Projetos Turísticos da Sdeti. “A ideia é mostrar a importância do patrimônio e da história de Pelotas, valorizando nosso turismo. Os alunos repassam o que descobriram para amigos e família, o que estimula as visitas”, disse Liliane. Os professores ainda recebem material turístico sobre a cidade, a fim de auxiliar também na educação patrimonial.

Esse foi o caso da docente Cristiane de Freitas, responsável pelo ‘Projeto de Vida’ desenvolvido com a turma e motivador do tour, que se iniciou pelo chafariz da praça Coronel Pedro Osório, passando pelo Grande Hotel, Theatro Guarany, entre outros prédios. A ideia é dar enfoque a construção de identidade dos jovens e sua relação com Pelotas, sua história e cultura.

Passeios devem ser agendados com antecedência, conforme disponibilidade da Sdeti. Preferência é para datas comemorativas, como Fenadoce e Semana de Pelotas

Passeios devem ser agendados com antecedência, conforme disponibilidade da Sdeti. Preferência é para datas comemorativas, como Fenadoce e Semana de Pelotas

Durante o passeio, os celulares não saíam das mãos dos estudantes, registrando os detalhes da arquitetura pelotense. A curiosidade aflorou por meio de perguntas à guia, a partir de cada nova informação sobre as construções e os acontecimentos marcantes que sediaram. Júlia Cardoso, 15 anos, estava animada para compartilhar com os demais alunos da escola o que aprendeu e a grande expectativa era para a visita ao prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a casa da carreira que pretende seguir e local que ainda não conhecia por dentro.

A consulta para o agendamento do passeio por escolas é feita pelos telefones (53) 3225-7755 ou (53) 3222 -0808, da secretaria. Para mais informações, a secretaria se localiza à rua Félix da Cunha, 603.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções