Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

UCPEL : Uso de agrotóxicos nos alimentos será debatido

04 julho
09:04 2018

Você sabe o que você consome? A pergunta será foco da palestra sobre saúde, alimentação e meio ambiente com abordagem no uso de agrotóxicos.

O evento, com apoio da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ocorrerá na quinta-feira, a partir das 18h, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (Faurb/UFPel). A entrada será gratuita.

Dividida em dois momentos, a atividade abordará os “Impactos dos agrotóxicos na saúde humana” na primeira palestra, com a médica Ana Cláudia Gastal Fassa. “Transição agroecológica: princípios, métodos e técnicas”, será a segunda discussão da noite, com os pesquisadores da Embrapa, João Carlos Costa Gomes e José Ernani Schwengber.

De acordo com o vice-reitor da UCPel, Marcos Bicalho, a ideia do evento veio de uma demanda das comunidades Católicas e Luteranas da colônia. “O índice de suicídio e incidência de câncer entre os jovens trabalhadores das lavouras com agrotóxicos estava muito alto”, explica. Após uma audiência pública, decidiram dar continuidade com uma campanha de instrução.

EVENTO ocorrerá amanhã

EVENTO ocorrerá amanhã

O objetivo, conforme conta Marcos, é a discussão acerca do consumo de alimentos saudáveis e orgânicos. “Não interessa debater se o agrotóxico faz mal ou não. Disso não temos mais dúvidas”, frisa. A proposta ainda pretende possibilitar alternativas para uma alimentação saudável. “Muitas pessoas pensam que os orgânicos são mais caros, mas isso é um estigma social”, coloca.

A atividade será realizada pela UCPel, apoiadora enquanto Igreja Católica e através de grupos de pesquisa, como o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic/UCPel), Rádio Universidade, em parceria com a UFPel e entidades sociais. “Será um momento de abrir as portas e levar essas discussões até os consumidores”, ressalta o vice-reitor.

A Faurb está localizada na rua Benjamin Constant, 1359.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções