Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

UFPEL : Assédio Moral é debatido em palestra para servidores

11 maio
08:52 2017

O Ciclo Anual de Palestras realizado pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPel abriu sua temporada de 2017 com a presença do professor Álvaro Merlo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Falando aos servidores da Universidade, na terça-feira, no auditório da Reitoria, o pesquisador abordou o tema do assédio moral no trabalho, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, transcorrido em 2 de maio. A palestra foi um convite ao servidor para que reflita um pouco mais sobre a temática.

Para um atento grupo de servidores da Universidade, e tendo como tema motivador O papel do reconhecimento no trabalho para a construção (ou não) da saúde mental, o professor Merlo relacionou saúde com fatores como o ambiente onde atua o trabalhador, o próprio indivíduo, suas relações e condições de trabalho.  “Um olhar torto, uma brincadeira ou um insulto podem causar sérios danos à saúde, podendo levar até ao suicídio”, observou o professor, na introdução de sua palestra.

ÁLVARO Roberto Crespo Merlo foi o palestrante

ÁLVARO Roberto Crespo Merlo foi o palestrante

O PALESTRANTE

Álvaro Roberto Crespo Merlo é médico do trabalho, especialista em Saúde Pública pela Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) em 1979, doutor em Sociologia pela Université Paris VII (Denis Diderot) em 1996. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua na Faculdade de Medicina, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS e é Professor Médico-Assistente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Medicina Ocupacional/Ambulatório de Doenças do Trabalho e na Residência em Medicina do Trabalho. Publicou 49 artigos em periódicos especializados, 51 capítulos de livros e 9 livros. Orientou 29 dissertações de mestrado e 4 de doutorado. Atualmente, orienta 1 estudante de pós-doutorado, 3 estudantes de doutorado e 3 de mestrado. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e na área da Medicina, com ênfase em Medicina do Trabalho. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho da UFRGS.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções