Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Vendas no varejo apresentam queda de 3,4%

14 agosto
09:43 2014

O comércio gaúcho fechou o mês de junho de 2014 com uma queda real de 3,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre a Fecomércio-RS e Fundação de Economia e Estatística (FEE), a partir de dados fornecidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O índice também é divulgado para as sete mesorregiões do estado e para 30 municípios selecionados.

O desempenho negativo foi explicado pelo comportamento das vendas do comércio varejista (IVV), que apresentou, na mesma base de comparação, recuo de 6,1%. Já o comércio atacadista (IVA) permaneceu estável, com leve redução de 0,4% no mesmo período.

A queda das vendas no varejo é atribuída à ocorrência da Copa do Mundo, que provocou diminuição no tempo de abertura de lojas no Estado, tendo repercutido negativamente em sete das nove atividades pesquisadas. Apenas os segmentos de Móveis e Eletrodomésticos e Artigos Farmacêuticos, Médico, Ortopédicos, Perfumaria e Cosméticos apresentaram uma expansão real no período analisado.

No acumulado do ano, o setor de comércio (IVC) apresenta expansão real de 1,5%, estimulado pelo crescimento de 2,8% do comércio atacadista (IVA), já que o comércio varejista (IVV) teve um desempenho mais tímido, de 0,1%, na mesma base de comparação.

COMÉRCIO faz promoções para incrementar as vendas

COMÉRCIO faz promoções para incrementar as vendas Foto: Alisson Assumpção/DM

Em 12 meses, o IVC cresceu 2,8%, mais uma vez influenciado pelo comércio atacadista, com alta de 3,7%, com desempenho positivo de cinco das oito atividades pesquisadas.  Já o comércio varejista (IVV), ao longo dos últimos 12 meses registrou nova desaceleração, motivada pela queda significativa em junho de 2014. O crédito mais restrito e a inflação ao redor de 6% no período também são fatores que limitaram a expansão do IVV.

Em junho de 2014, das sete mesorregiões analisadas, seis apresentaram queda das vendas no comércio. Apesar dos jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre, a Região Metropolitana da Capital não foi a que apresentou a maior variação negativa no período. As quedas mais significativas em comparação com o mesmo período do ano passado foram verificadas nas Mesorregiões Nordeste (-7,1%) e Sudeste (-6,9%) do estado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções