Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

14ª Feira de Uvas de Pelotas é aberta oficialmente

14ª Feira de Uvas de Pelotas é aberta oficialmente
15 fevereiro
15:34 2024

Bancas comercializam a fruta e derivados diretamente do produtor ao consumidor até o dia 24

A manhã desta quinta-feira (15) foi marcada pela cerimônia de abertura oficial da 14ª Feira de Uvas de Pelotas no Largo do Mercado Central. Até o dia 24 deste mês, haverá comercialização da fruta e produtos derivados, diretamente da zona rural ao consumidor, em bancas no Centro e alguns pontos da cidade.

Prefeita e vice saúdam as autoridades, produtores e público – Fotos: Gustavo Vara

“Os produtores são os grandes protagonistas desse evento. Durante o cultivo dos pomares, não temeram, junto com suas famílias, todas as dificuldades e adversidades climáticas e, depois de muito trabalho e suor no rosto, trazem à cidade uma fruta de qualidade. O contato direto com o consumidor é muito importante”, pontua a prefeita Paula Mascarenhas.

As bancas no Largo Edmar Fetter começaram a ser montadas cedo, pela manhã, e as vendas iniciaram-se antes mesmo da solenidade de abertura da Feira. Uvas in natura, cucas, geleia e sucos foram destaques de procura.

“O ano de 2023 foi o mais difícil dos últimos tempos, mas não nos derrubou, embora as adversidades climáticas. Produtores comprovam que a luta deu certo e trazem à venda a melhor uva do país. Houve perdas, mas com resiliência e força de vontade mostram os resultados. O exemplo dessas famílias é inspirador para seguirmos em frente. É a energia vital para se vencer obstáculos. Pelotas tem grandes riquezas – a colônia, o patrimônio e, a maior de todas, que é o seu povo”, enfatiza a prefeita.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, reportou-se aos prejuízos causados pelas chuvas, granizo e temporais do ano passado às culturas de frutas na colônia de Pelotas, como morango, pêssego e uva, além do comprometimento da safra de camarão nas áreas pesqueiras locais.

“Nosso povo é corajoso. Tem fé, esperança e garra. As produções coloniais, embora com quebras de safras, chegaram ao consumidor com grande qualidade, como é o caso da uva. Estamos nos equipando com maquinário para melhorar as condições de estradas e pontes. Convênio com o governo do Estado, no valor de R$ 500 mil em horas-máquinas, intensificará as atividades das equipes e abriremos novas frentes de trabalho, principalmente, para atender à demanda do transporte na volta às aulas e para escoamento das produções”, afirma Idemar.

Organização da Feira e manifestações

A 14ª Feira de Uvas de Pelotas é organizada pela Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, produtores e conta com o apoio do Sicredi.

O vice-presidente do Legislativo, vereador Paulo Coitinho (Cidadania), temporariamente na presidência, destaca a qualidade, a doçura, o sabor da uva desta safra, atribuindo os bons resultados à cooperação e a acompanhamento dedicados aos pomares e produtores pelos órgãos técnicos. “Do colono, vem o sustento da nossa mesa”, enfatiza.

Qualidade da uva desta safra é destacada por todos – Fotos: Gustavo Vara

Pronunciaram-se na abertura da Feira a representante dos produtores de uva, Núbia Casari, desejando sucesso de vendas, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e do Sicredi, Nilson Loeck, que se reportou às dificuldades do agro e à importância do espaço para a Feira, e o representante da UFPel, professor César Rombaldi, que registou agradecimentos às famílias produtoras e parabéns pela qualidade da uva.

A presidente da Diretoria Executiva da Emater/RS, Mara Saafeld, agradeceu a Pelotas por valorizar a agricultura e dar espaços à agricultura familiar do município e do Estado. O representante da Embrapa, pesquisador Luís Eduardo Antunes, destacou que a uva é produto incluído no portifólio de vendas dos agricultores e que, graças à tecnologia e acompanhamento dos pomares, a comunidade consumirá uma fruta de grande qualidade.

No encerramento da abertura oficial da Feira de Uvas de Pelotas, representando a comissão organizadora, a servidora da SDR, Rejane Jorge, entregou um buquê de flores à produtora Núbia Casari, por ter colocado à disposição a sua propriedade, na colônia Ponte Cordeiro de Farias, para Abertura Oficial da Colheita da Uva, no dia 7 deste mês.

Produtora é homenageada com flores – Foto: Gustavo Vara

Prestigiaram a solenidade da abertura da 14ª Feira, além dos citados, o vereador Carlos Júnior (PSD), o assessor especial de projetos da Prefeitura, Luiz van der Laan, a representante do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), Laura Trápara, e a Corte da Uva 2024 – rainha Yasmin Schuler Sturbelle e princesa Ellen Schiavon Scherdien -, além da rainha do Morango/2023, Adriele Igansi Jandt.

A safra deste ano deverá resultar em 814 toneladas de uvas. Pelotas conta com 51 produtores, sendo 14 de variedades de mesa e 37 para a indústria.

Bancas atendem das 9 às 18h

– Banca do Largo do Mercado Central – diariamente, do dia 15 ao dia 24, com exceção do domingo (18)

– Avenida Dom Joaquim – sexta-feira (16) e terça-feira (20)

– Laranjal (Trapiche) – sábado (17), domingo (18), sábado (24)

– Avenida Salgado Filho (Havan) – sábado (17), sábado (24)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções