Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

Notícias

17° Congresso Gaúcho de Educação é aberto oficialmente

16 maio
18:05 2014

Iniciou nesta quinta-feira (15) o 17º Congresso Gaúcho de Educação Médica, que nesta edição ocorre na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para discutir formas de transformação do ensino médico. O encontro ocorre até o dia 17 de maio com a proposta de debater o cenário brasileiro para a formação médica.

Na cerimônia de abertura do evento, a pró-reitora Acadêmica da UCPel, Patrícia Giusti, cumprimentou as outras instituições de ensino presentes e demonstrou satisfação pela Instituição sediar o evento. “A discussão do tema vem ao encontro com o momento em que a UCPel também discute a transformação”, disse. A pró-reitora destacou a importância para a UCPel em receber o Congresso, o que possibilita levar a discussão aos acadêmicos do curso de Medicina.

 “A discussão do tema vem ao encontro com o momento em que a UCPel também discute a transformação” disse a pró-reitora Acadêmica da UCPel, Patrícia Giusti,

“A discussão do tema vem ao encontro com o momento em que a UCPel também discute a transformação” disse a pró-reitora Acadêmica da UCPel, Patrícia Giusti
Foto: Rita Wicth

O professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel e diretor da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) no Rio Grande do Sul, Sandro Schreiber de Oliveira, definiu o Congresso como importante protagonista da qualificação do ensino médico. “Esse encontro será rico em ideias devido ao momento vivido pelo ensino médico, com propostas de alterações para diretrizes curriculares e residências médicas”, comentou.

A presidente da ABEM, Jadete Barbosa Lampert, lembrou a importância da realização de congressos regionais por propiciar a mobilização crítica, reflexiva e propositiva. Já o representante da coordenação do curso de Medicina, professor Carlos Edmundo Gastal, mencionou a troca de experiências proporcionada pelo encontro.

Conferência de abertura – O professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Ivan Carlos Ferreira Antonello, falou sobre os desafios da escola médica e lembrou do caminho que vinha sendo construído no sentido de propor caminhos para a formação de melhores médicos. De acordo com o docente, as políticas atuais desenvolvidas no país partiram de um diagnóstico equivocado sobre a saúde.

A programação do 17° Congresso Gaúcho de Educação Médica prossegue nesta sexta-feira (16) e sábado (17) no Auditório Dom Antônio Zattera. Confira a programação completa através do site http://www.cgem2014.eventize.com.br.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções