17ª Conferência Municipal de Saúde está com programação definida

Evento, nos dias 6 e 7 deste mês, tem o objetivo de embasar o Plano Plurianual de Saúde 2026/2029
A comissão organizadora da 17ª Conferência Municipal de Saúde, integrada por usuários do sistema, trabalhadores, gestores, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), já está com a programação definida. O evento será na sexta-feira (6) e no sábado (7) no auditório Dom Antônio Zattera, campus 1 da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), à rua Gonçalves Chaves, 373, e tem como principal objetivo fornecer suporte para o Plano Plurianual de Saúde 2026/2029.
O assessor técnico da Diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde SMS, médico de Família e Comunidade Alexandre Moch, informa que a comissão organizadora da Conferência definiu como tema A Constituição do SUS, a Democracia do Cuidado e a Análise do Território. Para consolidar discussões no evento, foram realizadas, e ainda estão em andamento, dezenas de pré-conferências, em diferentes comunidades, para ouvir pessoas e colher propostas.
Moch salienta que as questões apuradas na participação popular nas pré-conferências serão analisadas e submetidas a deliberações na 17ª Conferência. O propósito é melhorar os serviços prestados pela saúde pública, em todas as etapas, desde a base até a hospitalização do usuário do Sistema Único.
“Dentre as pré-conferências realizadas, destacamos algumas como importantes. A 17ª Conferência terá como diferencial o fato de todos os segmentos terem sido ouvidos, incluindo as comunidades indígena dos Kaingang, quilombolas do Algodão e Vó Elvira, além da de terreiro, pessoas em situação de rua e demais usuários”, opina o médico, acrescentando que, na etapa de pré-conferências, ainda houve a da criança e do adolescente, a da mulher e uma específica para discutir o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Pelotas.
Programação da 17ª Conferência
A 17ª Conferência Municipal de Saúde será aberta ao público. Para a comissão organizadora, trata-se de um momento de celebração da democracia, de união e construção de um SUS, de fato, para todos.
Sexta-feira (6)
18h – Credenciamento
18h30min – Solenidade de abertura
19h – Leitura do Regulamento Interno
19h30min – Mesa de palestrantes: Sandra Fagundes, referência na luta antimanicomial e na ampliação do acesso em Saúde Mental, abordará o tema Democracia e a Constituição do SUS; Marcelo Farias, usuário do SUS, atual coordenador do Conselho Municipal de Saúde de Arroio Grande, abordará a Participação Popular no SUS. Arilson Cardoso – médico sanitarista, um dos fundadores do Conselho Municipal de Saúde de Pelotas, professor da Universidade Católica de Pelotas, falará sobre Territorialização do Cuidado
21h – Encerramento e coffee-break
Sábado (7)
8h – Credenciamento
9h – Orientação e distribuição dos grupos de trabalho
Das 9 Às 12h – Grupos de trabalho discutirão e aprovarão propostas
Das 12 às 14h – Intervalo do almoço
14h – Leitura das moções
Das 14h10min às 17h – Plenária final
17h – Encerramento
Foto: Paula Schild Mascarenhas