Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

18º SEMINÁRIO REGIONAL REÚNE PROFISSIONAIS HOJE

28 novembro
17:43 2013

A elevação do custo final das obras pode ser o grande desafio posto à cadeia produtiva da construção para implantar a Norma de Desempenho 15575 (NBR- Edificações Habitacionais), que estabelece novo marco regulatório para a edificação de moradias no Brasil. Esse é um dos assuntos que estará em pauta no dia de hoje durante a 18ª edição do Seminário Regional da Qualidade e Produtividade na Construção Civil, que ocorre a partir das 8h30min, no Tourist Executive Hotel – BR116, km 521, numa iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região.

De acordo com o coordenador do evento, Ricardo Ferreira, o evento deste ano também discutirá o planejamento estrutural do município para o recebimento de grandes investimentos, com a apresentação do Bairro Quartier e debates sobre questões de mobilidade urbana, eficiência energética, abastecimento de água e esgoto e demais aparatos estruturais necessários.

Com relação à Norma de Desempenho ABNT NBR 1575, os construtores locais ouvirão as experiências da Construtora Tecnisa, através da participação de diretores que já implementaram e adequaram procedimentos de acordo com as exigências. O senso comum entre os profissionais é de que a norma está pautada na segurança, no conforto e na qualidade das habitações, estabelecendo critérios técnicos mensuráveis, anteriormente subjetivos. O texto, segundo construtores ligados ao Sindicato, serve tanto de parâmetro para uma defesa da construtora, de um fabricante ou projetista, quanto para uma reclamação do cliente, harmonizando as relações.

O evento será encerrado com a celebração dos 25 anos do Sinduscon/Pelotas através de happy hour, aberto à participação de convidados e acompanhantes dos inscritos no evento. Neste momento, a história do sindicato será reverenciada com homenagens aos ex-presidentes e brindes com espumante produzido na região. “ É uma forma de valorizar e acreditar no potencial da nossa região”, disse o presidente do Sinduscon/Pelotas, Jacques Reydams.

PROGRAMAÇÃO

8h30min às 9hs – credenciamento

Das 9 h as 09h30min – pronunciamentos

Das 09h30min às 10h15min, palestra: “Estratégias de desenvolvimento urbano”, com o arquiteto Milton Naigeboren;

Das 10h15min às 11h35min, apresentação do projeto Quartier, com o administrador Claudio Teitelbaun;

Das 10h35 min às 12h30min, mesa redonda com a participação dos prefeitos de Pelotas, Eduardo Leite e de Rio Grande, Alexandre Lindemeyer;

Meio-dia, almoço de confraternização

Das 14h às 15horas, apresentação do case da construtora Tecnisa, com o engenheiro Victor D´Afonseca e Silva;

Das 15h às 16horas, debates sobre Norma de Desempenho e apresentação do Panorama da Caixa Econômica Federal com participação do engenheiro Luiz Guilherme Zigmantas.

A partir das 17h30min, deslocamento para área externa de piscinas do hotel para realização do coquetel de encerramento com homenagens pela passagem dos 25 anos do Sinduscon/Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções