20 de abril, Dia Nacional do Disco de Vinil
Marcelo Gonzales*
@celogonzales
Na mesma data em que nos despedimos de Ataulfo Alves, que faleceu em 20 de abril de 1969, hoje em dia, essa data é a data de comemoração do Disco de Vinil.
Um gosto peculiar pelos também conhecidos bolachões, a cultura do vinil cresce e ganha novos adeptos a cada dia.
Existem hoje alguns grupos de WhatsApp que seus participantes aguardam ansiosamente a escolha de qual será o novo disco, em financiamento coletivo, que será escolhido para, com a contribuição de todos, ir para a prensagem. É claro que estou escrevendo de maneira resumida, mas o que parece simples envolve além desse amor pelos vinis, muita organização e planejamento.
Acreditei que, quando essa matéria estivesse sendo publicada aqui, um desses grupos, mais especificamente o Grupo Amigos do Vinil ES, estaria aqui disponibilizando espaço e pedindo participação para finalizarem as 300 cópias de um novo projeto. Mas, tudo foi resolvido e viabilizado em 36 horas! Desde o minuto em que foi anunciado o intitulado Projeto Lordose/Vakaloufo, sétimo projeto de financiamento feito pelo grupo ele já está a caminho das prensas! Tempo recorde para o produto ‘disco de vinil’ ainda recusado por muitos! O financiamento coletivo e a produção executivo é de Valdir Santuzzi e de Márcio Vacari. Valdir é um dos sócios da loja Amigos do Vinil ES e o Márcio é o baterista do Lordose Prá Leão e também baterista e vocalista da Vakaloufo.
Além desses movimentos de financiamento coletivo temos vários outros projetos acontecendo, como a Exposição publicada dias atrás aqui no Jornal que trata da releitura de 75 capas da Colação Nova História da Música Popular Brasileira, com minha produção e curadoria e contando com a coordenação artística de Anderson Lima, um artista plástico que me acompanha em todos os meus projetos. Serão 20 artistas homenageando nossos músicos consagrados cada um com o seu olhar artístico.
Na foto estão dois discos que ganhei de um grande amigo, André Cardoso, o maior colecionador de autógrafos que eu conheço em toda a minha trajetória de colecionador de discos. E, para os colecionadores, cada disco tem uma história, como esse, por exemplo, da Pitty que tem todo um significado para mim e só quem coleciona pode entender… Ou até mesmo esse outro, original e raro da grande rainha do rock Rita Lee. Andrézão, obrigado meu irmão pelo carinho! Está me devendo uma entrevista!
Finalizo esse dia especial com um grande abraço a todos os que contribuem para que a cultura do vinil não acabe! Viva os discos! E assim comemoramos o Dia Nacional do Vinil de uma forma sincera e orgânica. Disco é Cultura! Querendo conversar sobre discos, me sigam nas redes sociais.
*Marcelo Gonzales é colecionador de discos de vinil e pesquisador musical.