2ª semana da dança afro-brasileira de Pelotas
A Lei n° 7.059/2022 Instituiu no município de Pelotas o “Dia da Dança Afro-Brasileira” no calendário de datas comemorativas e da Conscientização. Este ano, a programação se estende de 14 à 18 de agosto
Em janeiro de 2021 foi aprovada em Porto Alegre-RS a Lei 12.790/2021 que incluiu o dia 18 de agosto como efeméride ao Dia Municipal da Dança Afro-Brasileira, é uma lei que faz parte de uma história de muitas lutas e resistências dos Movimentos Negros organizados, e se materializa por uma iniciativa do Movimento Meninas Crespas (O Movimento Meninas Crespas surgiu em 2015 numa escola pública no bairro da Restinga, em Porto Alegre).
A data escolhida é uma homenagem em reconhecimento à trajetória de vida da artista carioca Mercedes Baptista, importante dançarina brasileira, considerada a precursora na criação de uma metodologia de ensino e criação em Dança Afro-brasileira, além de pioneira na inserção radical de negras/os e da cultura afro-brasileira no mercado brasileiro das Artes Cênicas.
Instigados por esta ação política e devido ao processo de aglutinação dos grupos, companhias e ONGs, escolas, e escolas de samba que ao longo dos anos buscam a valorização e reconhecimento da Dança Afro-Brasileira, se institui no ano de 2020, o Coletivo de Danças Negras da cidade de Pelotas. Surge a partir de reuniões periódicas, seminários e lives que as instituições organizaram de forma expressiva também no período de pandemia COVID-19, articulam-se para chamamento e solicitação de uma reunião pública.
Assim em 18 de Agosto de 2021 às 14h foi realizada uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Pelotas por parte da Comissão Frente Parlamentar da Cultura Tradicional e Manifestações Populares, sob a presidência do Vereador Paulo Coitinho (Cidadania) e com a vereadora Fernanda Miranda (PSOL), com a exibição do filme Balé de Pé no Chão – Homenagem à Mercedes Batista e a fala de ativista e educadores, pela passagem do Dia da Dança Afro-Brasileira – Lei Municipal (Porto Alegre) n° 12.799/2021.
Com proposição da vereadora Fernanda Miranda se instituio o Dia da Dança Afro-Brasileira em âmbito municipal, em 29 de março de 2022 com a Lei nº 7.059/2022, no Calendário de datas Comemorativas e de Conscientização do Município.
No ano de 2022 após a aprovação da Lei, o Coletivo de Danças Negras construiu a 1ª Semana da Dança Afro-Brasileira. Entre os dias 15 à 19/08 foram realizadas atividades em diferentes espaços e com instituições/entidades que estão articulados com as Danças Negras: Escolas da Rede Pública, Clubes Sociais Negros (C.C. Fica Ahi Pra Ir Dizendo e C.C. Chove e Não Molha), Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas, Associação de Indústria Criativa Otroporto, ASSECAP (Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas). Desta forma foram realizadas: oficinas, rodas de conversa, mostra artística e uma audiência pública.
Durante essa 1ª Semana da Dança Afro-Brasileira, cerca de 200 participantes, entre público e artistas locais, estiveram presentes.
Na proposta da 2º Semana da Dança Afro-Brasileira que está prevista para 14 à 18 de Agosto 2023 (oficinas em escolas públicas para alunos da rede de Ensino Municipal) e 28 e 29 de setembro de 2023 (Mostras de dança e formação aos professors da rede Ensino), serão realizadas Oficinas, Palestras, Mostras e Conversas, com o orçamento da Emenda Impositiva, encaminhada pelos vereadores Carla Casais/PT, Fernanda Miranda/PSOL e Paulo Coitinho/Cidadania.
Na segunda semana será feita a articulação entre a Lei nº 7.059/2022 e Lei 10.639/2000, considerando que as mesmas estão em consonância com as pautas do legado cultural, história africana e as relações afro diaspóricas, perpassando as questões de reconhecimento dos saberes-fazeres afrodiasporaicos e sua presença nos diferentes contextos educacionais.
PROGRAMAÇÃO
Segunda -feira 14/08
NOME DA AÇÃO: Oficina de Capoeira com Mestre Jarrão
HORÁRIO: Manhã
LOCAL: E.M.E.Fundamental Carlos Laquintinie
Terça-feira 15/08
NOME DA AÇÃO: Audiência Pública
DATA DE REALIZAÇÃO: 15 de Agosto
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Clube Cultural Fica Ahí Prá Ir Dizendo
NOME DA AÇÃO: Oficina de Dança Afro com Daniel Amaro
HORÁRIO: Manhã
LOCAL: E. M. E. F. Deogar Soares
NOME DA AÇÃO: Oficina de Dança Afro com Priscila Couto
HORÁRIO: Tarde
LOCAL: E. M. de E. F. Luiz Augusto de Assumpção
Quarta-feira 16/08
NOME DA AÇÃO: Oficina de Dança Afro com Maritza Flores Ferreira Freitas e Raquel Silveira
HORÁRIO: Manhã
LOCAL: E.M.E.F. Jacob Brod
NOME DA AÇÃO: Oficina de Dança Afro com Naiane Ribeiro
HORÁRIO: Tarde
LOCAL: Instituto Lar de Jesus
NOME DA AÇÃO: Oficina de Capoeira com Mestre Jarrão- ABERTO À COMUNIDADE
REALIZAÇÃO: 16 de Agosto
HORÁRIO: 19h
LOCAL: ESPAÇO POVO QUE GINGA. Endereço: Praça Sete de Julho, 36 – sala 102A – Centro.
NOME DA AÇÃO: Danças Negras na Universidade – Exibição do espetáculo Afrokosmos e vídeo clipe Caminhos da Fé de Laddy Dee. Após exibição roda de conversa com Prof Dra Ana Cristina Ribeiro Silva, Prof Ms Robson Porto, estudante/artista Francine Lemos (estudante/artista) e Prof. Ludmila Coutinho.
HORÁRIO: 14h às 16h
LOCAL: CINE UFPel. Endereço: Rua Lobo da Costa, 447.
Quinta-feira 17/08
NOME DA AÇÃO: Oficina de Dança Afro com Maritza Flores Ferreira Freitas e Raquel Silveira
HORÁRIO: Manhã
LOCAL: E.E.I.E. Assis Brasil
NOME DA AÇÃO: Oficina de Hip Hop com Francine Lemos. ABERTA À COMUNIDADE
HORÁRIO: 16h
LOCAL: Praça CEU – Avenida Ulysses Silveira Guimarães – (Bairro Dunas)
NOME DA AÇÃO: Oficina de Capoeira com Mestre Jarrão
HORÁRIO: Manhã
LOCAL: E.M.E.Fundamental Carlos Laquintinie
Sexta-feira 18/08
NOME DA AÇÃO: Danças Negras na Universidade – ocupação, roda de conversa e Cypher- Inauguração da sala do Projeto de Pesquisa LUA
DATA DE REALIZAÇÃO: 18 de Agosto
HORÁRIO: 14h às 16h30min
LOCAL: Sala LUA – Complexo de Esporte, Saúde e Cultura. Endereço: Rua Alberto Rosa 580 (antiga AABB)
NOME DA AÇÃO: Oficina de Danças Urbanas com Francine Lemos
HORÁRIO: Manhã
LOCAL: E. M. E. F. Almirante José Saldanha da Gama
Crédito da foto: Alan Miguel Gonçalves