39ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe acontece no próximo domingo
Milhares de fiéis devem participar da procissão, dia 20 de outubro, no Santuário da Cascata
A Romaria de Guadalupe deste ano trará ao altar e às orações de todos os fiéis os eventos climáticos ocorridos no estado no mês de maio.
“Rezaremos pelos atingidos, agradeceremos a generosidade de tantos voluntários e doadores, e também buscaremos reanimar a todos para dias melhores, à luz da fé”, comenta Lupi Scheer dos Santos, Coordenador da Pastoral da Comunicação.
A programação de domingo começará às 6h30min com uma Missa no Santuário para as equipes de trabalho; às 7h, haverá uma Missa na Paróquia Santo Antônio (no Laranjal), em especial para as áreas atingidas pelas enchentes.
Logo após, o quadro-imagem de Nossa Senhora de Guadalupe sairá em procissão até o Santuário da Cascata. Às 10h, será celebrada a Missa Solene na esplanada do Santuário. À tarde, haverá a oração do Rosário, a bênção do Santíssimo Sacramento e as bênçãos individuais.
Muitos devotos realizam a caminhada a pé durante a noite ou ao amanhecer do domingo, rumando do centro de Pelotas até o Santuário de Guadalupe, localizado na BR 392 km 88, Cascata, 5º Distrito de Pelotas, num percurso de aproximadamente 24km, saindo da Catedral Metropolitana. No entanto, a Arquidiocese informa que não organiza esse evento, sendo uma ação espontânea e tradicional dos romeiros.