80 anos de Chico Buarque!
Não sei se vocês já perceberam a quantidade de artigos que estão aparecendo na mídia sobre este senhor desde semana passada. O motivo? Chico Buarque de Holanda faz 80 anos hoje!
Marcelo Gonzales
@celogonzales @vidadevinil
Poderia ter publicado o artigo antes? Poderia. Mas… O cara é o Chico Buarque! O aniversário dele é hoje, então vamos comemorar hoje.
A quantidade de discos lançados e a genialidade em suas canções, faz dele o proprietário de uma personalidade incomum e superiormente incomparável a muitos. Esse lance de ficar comparando os talentos também é uma chatice, vamos combinar. Então vamos deixá-lo como um cara extraordinário.
Chico Buarque contribui até hoje com uma qualidade absurda em tudo que poduz, pois, autor de vários livros, exímio compositor, ética emoldurada no semblante e nas atitudes, de uma gentileza com seus pares que sempre o fez se destacar por onde andou.
Seu processo criativo é comum e genial. Suas letras são contundentes, temáticas e eu as classifico como épicas, exatamente isso, compositor de letras épicas! Retrata o cotidiano, o real, a dor, a miséria…. por vezes retrata a simplicidade, o comum e sem nunca ser banal, Chico Buarque nem se quisesse conseguiria ser banal!
Inspiração
Chico Buarque inspira artistas de todas as idades e segmentos artísticos. Essa obra acima, por exemplo, retrata o Chico simples e com seu violão, num contraste sem cor onde nos momentos de criatividade suas cores saltam os olhos…. Percebam que somente os olhos estão coloridos!
Obra de Os Gêmeos Alberto, que estão comigo juntos há muito tempo e a todo vapor preparando uma exposição sobre uma releitura de capas de uma determinada coleção da Música Popular Brasileira, mas essa é outra história.
Na tela acima retratam essa simplicidade complexa de ser Chico Buarque de Holanda.
Não é um meme!
Muitas e muitas linhas são possíveis de se escrever sobre esse artista. Um cara que nunca esteve à toa na vida, que nos ensinou que não devemos nos calar, que lutou pelo nosso direito à várias pautas até hoje necessárias de se falar e, que ainda merecem atenção, não é só esse cara feliz e triste que virou meme, ele é um ícone, ele é Chico Buarque! Parabéns pelos seus 80 anos de vida.