8ª Procissão do Bará do Mercado acontece nesta terça-feira
Este ano, o jornalista Hélio Freitag Júnior, do Diário da Manhã, será um dos homenageados dentro da programação da Procissão
O Ilê Axé Reino de Oxum Epandá e Xapanã Jubetei promove nesta terça-feira, 13 de junho, a 8ª Procissão ao Pai Bará do Mercado de Pelotas. O evento acontece no Pátio Mestra Griô Shirley Amaro (Mercado Central de Pelotas) e contará com uma programação diversificada.
Às 9h tem início a Campanha Solidaria de Arrecadação de Alimentos. Às 15h, acontece a inauguração do Espaço Cultural Afro Marlene Carvalho, localizado no Museu Histórico da Bibliotheca Pública.
A partir das 16h até às 18:30h, ocorre a cerimônia de entrega dos certificados do IPHAN para as Casas de Religião de Matriz Africana que participaram do Mapeamento e Roda de Conversas sobre políticas patrimoniais e os resultados dessa Ação de Identificação de bens culturais relacionados aos povos e comunidades de matriz africana em Pelotas/RS.
A saída da Procissão (na rua Andrade Neves, esq. Mal Floriano) com destino ao Mercado Central de Pelotas está prevista para iniciar às 18:30h.
19h – Apresentação do Grupo Afropel Caoju
19:10h – Lançamento da 2ª Edição do Cartão Postal Turístico e do Adesivo demarcatório das Religiões de Matriz Africana e Afro diaspórica em Reverencia ao Orixá Bará.
19:30h – Fala das Autoridades Religiosas e Civis presentes
20h – Encerramento com entrega das homenagens.
Este ano, o jornalista Hélio Freitag Júnior, do Diário da Manhã, será um dos homenageados em indicação do Ilê Axé Reino de Oxum Epandá e Xapanã Jubetei.
BARÁ DO MERCADO
O Bará do Mercado Central é um orixá de proteção, que segundo a crença umbandista, abre caminhos e cruzamentos, além de representar o trabalho e a fartura.
Durante as obras de restauro do Mercado, o Bará precisou ser reassentado em cerimônia realizada em 2012. Agora, o Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas busca o reconhecimento do local. O CMPTERPEL é presidido pelo senhor Babalorixá Juliano de Oxum. “Estivemos em reunião com a Sra. Beatriz Araújo, Secretária Estadual de Cultura do RS e com o Diretor do Iphae Renato Sovaldo para formalizar a entrega do Dossiê do pedido de Registro do Bará do Mercado Pelotas”, conta o Babalorixá Juliano de Oxum. “Este é um espaço sagrado para a comunidade negra e para os adeptos das tradições de matriz africana e afrodiaspórica”, finaliza o Babalorixá.