Diário da Manhã

sábado, 19 de outubro de 2024

Notícias

Muito além do Google: conheça outros mecanismos de busca online no Brasil

Muito além do Google: conheça outros mecanismos de busca online no Brasil
26 dezembro
13:36 2022

Um levantamento realizado pela SimilarWeb destacou quais são os 3 maiores mecanismos de busca online no Brasil

De acordo com o levantamento da plataforma, o Google é o principal mecanismo utilizado por brasileiros para encontrar informações sobre diferentes assuntos na web.

Assim como o site Google.com, os brasileiros também utilizam o site Google.com.br para encontrar as informações que desejam. Esses são os 2 principais endereços que o brasileiro utiliza tanto pelo celular quanto pelo computador. Em outubro de 2022, o Google tinha aproximadamente 99% do percentual de mercado.

No total, a plataforma de buscas mais popular no Brasil tinha acumulado mais de 4,5 bilhões de visitantes. Assim como o Google, existem diversos outros provedores que também permitem que o brasileiro encontre as informações desejadas. Conheça alguns deles a seguir.

Bing

O Bing é uma ferramenta de busca online que também é muito popular no Brasil. Essa plataforma está mais presente em dispositivos que tenham um Windows instalado. Nesse caso, quando o usuário resolve buscar por determinada informação, a Microsoft automaticamente utiliza o Bing.

Criado em 2009 e disponível em 40 idiomas, o Bing é uma melhoria de serviços como o MSN Search, Windows Live Searcher e o Live Search. Em seus resultados de buscas, o Bingo disponibiliza conteúdo escrito, vídeo, imagens, bem como aceita a propaganda paga de seus clientes.

Assim como o Google Ads, é possível também promover uma publicidade paga no Bing. Nesse caso, o anunciante utiliza todo o conteúdo do site e promove a sua empresa ou loja virtual. Além de ser uma ferramenta muito utilizada no Brasil, o Bing também tem muita popularidade em outros países.

Mesmo com o Google sendo a plataforma com principal enfoque das empresas, o Bing também tem oportunidades. Contratando uma agência de SEO é possível conhecer um pouco mais das oportunidades que essa ferramenta oferece, bem como promover o conteúdo do seu negócio no Google.

Yahoo!

Outro buscador que é muito utilizado por brasileiros é o do Yahoo!. Ferramenta muito popular para criação de e-mails, o Yahoo também é conhecido por ter um site com rápida navegação e que conta com diversos resultados orgânicos fáceis de acessar.

O Yahoo tem um mecanismo de instalação automática de sua plataforma em computadores. Ao utilizá-lo os clientes podem encontrar as informações desejadas da mesma maneira que o Bing e o Google oferecem. Porém, o Yahoo não é tão popular por não ter uma estratégia de marketing como a Google e o Bing.

No caso do Bing, por exemplo, a Microsoft é detentora da criação de sistemas operacionais para computadores e notebooks. Por isso, quando alguém pesquisa nessa ferramenta, por padrão, utiliza o Bingo. A Google, por sua vez, tem o Google Chrome, um dos navegadores mais utilizados da web.

Com base no cenário mundial, o Google Chrome era responsável por aproximadamente 66% do percentual de mercado de navegadores da internet. Ou seja, a cada 10 pessoas, pelo menos 6 delas utilizam esse navegador.

Dessa forma, o Google consegue fazer com que os seus usuários utilizem a sua plataforma para encontrar as informações desejadas. No caso do Yahoo, ele não tem um navegador tão popular quanto o Google, bem como não tem um sistema operacional para computadores e notebooks como a Microsoft oferece.

Mesmo assim, o Yahoo ainda é um mecanismo de buscas que tem muitos usuários em todo o mundo. No entanto, no Brasil, o Google é majoritário, com o Bing aparecendo entre as 5 ferramentas de buscas online mais utilizadas por quem pretende encontrar conteúdo na internet.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções