Reitoria do IFSul lança a campanha Plástico Zero na unidade
Lançamento da iniciativa contou com entrega de canecas personalizadas do instituto para todas as pessoas que trabalham na Reitoria. Objetivo da campanha é extinguir a distribuição de copos plásticos no local
Foi lançada, nesta segunda-feira (6), a campanha Plástico Zero na Reitoria do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A iniciativa, que prevê a extinção da distribuição de copos plásticos na unidade, tem como objetivo contribuir com a preservação do meio ambiente e promover a sustentabilidade na instituição.
O lançamento da campanha contou com apresentação da iniciativa pelo reitor Flávio Nunes, seguida de um painel com informações e dados trazidos pela equipe da Coordenadoria de Gestão Sustentável (CGS) da Reitoria sobre os prejuízos do uso de copos plásticos, a necessidade de redução do consumo e a utilização de outros substitutos mais sustentáveis, conscientizando para a necessidade de mudança de comportamento.
Na apresentação, a equipe também destacou o papel dos Núcleos de Gestão Ambiental Integrada (Nugais) nas ações de cuidado com o meio ambiente na instituição e fez um convite para quem quisesse participar do Nugai da Reitoria.
Incentivo à mudança de hábitos
Além do momento de conscientização sobre o tema, foram distribuídas canecas personalizadas do instituto para todas as pessoas que trabalham na Reitoria, entre servidores, terceirizados e estagiários.
E o entusiasmo na fila para retirada das canecas personalizadas já indicava: a adesão à novidade deverá ser grande entre quem trabalha na unidade. A estagiária Alma Villamediana, vinculada à Diretoria de Tecnologia da Informação, conta que amou a caneca e que achou a iniciativa muito importante. “São muitos copos plásticos descartados todos os dias, já a caneca pode ser usada várias vezes, o que permite economizar e ajudar o meio ambiente”, comenta.
Iniciativa é fruto do Plano de Logística Sustentável do IFSul
A aquisição de louças pela gestão, de acordo com o coordenador de Gestão Sustentável da Reitoria, Marcelo Terres, é uma das ações previstas no eixo relativo a Material de Consumo do Plano de Logística Sustentável da instituição. “Tinha-se a intenção de zerar a aquisição de copos plásticos em 4 anos e estamos na direção certa. É gratificante ver essas ações, pensadas lá atrás, acontecendo de verdade”, destaca o gestor.
Saiba mais – O Plano de Logística Sustentável do IFSul é um documento que estabelece um planejamento para o desenvolvimento das atividades da instituição utilizando formas ambientalmente amigáveis de desempenhar estas atividades, contratar serviços, comprar materiais e sensibilizar os servidores do instituto para a adoção de práticas sustentáveis.
O documento, que possui objetivos, metas, indicadores e plano de ações, possui sete eixos: Materiais de Consumo; Energia Elétrica; Água e Esgoto; Coleta Seletiva; Qualidade de Vida no Ambiente do Trabalho; Compras e Contratações Sustentáveis; e Deslocamento de Pessoal.
Texto e Fotos: Greice Gomes