Diário da Manhã

quarta, 06 de novembro de 2024

Notícias

Travessa Ismael Soares recebe Projeto Beco do Samba no sábado

Travessa Ismael Soares recebe Projeto Beco do Samba no sábado
28 março
09:37 2023

Popularmente conhecido como Beco da Khautz, o local no Centro Histórico de Pelotas deve se tornar um espaço de convivência

A proposta do professor de dança Daniel Amaro é realizar uma oficina de dança, que segue a linha de trabalho desenvolvida na Cia. de Dança Afro Daniel Amaro: um processo que compreende a dança de matriz africana como estudo técnico e de pesquisa a partir de quatro linhas diferentes – a dança Afro-brasileira, dança de originária de Benin, do Senegal e a dança afro contemporânea – experimentando, desta maneira, suas semelhanças e diferenças.

O evento acontece no sábado e terá programação variada. Confira:

Projeto Beco do Samba

Sábado dia 1º de abril de 2023

Programação:

11h Banda do Gonzaga

14h Giovane Quincoses Violão e Voz

15h Roda de Capoeira com Grupo Lenço de Seda

16h Oficina de Dança de Matriz Africana com Daniel Amaro

17h Grupo Renascença.

PONTO DE CONVIVÊNCIA

A Travessa Ismael Soares, popularmente conhecido como Beco da Khautz, localizado no Centro Histórico de Pelotas entre a Rua Andrade Neves e Praça Coronel Pedro Osório, já abrigou Bancas das Doceiras, Ervateiras, Chaveiros, Bancas de Artesanatos. É também um corredor de passagem ligando a Praça Coronel Pedro Osório à Rua Andrade Neves.

Durante as décadas de 70/80, também abrigou Bares e Restaurantes e sempre foi mais que um local de grande fluxo, é um ponto de referência e de encontro dos pelotenses.

Desde 2019 este espaço vem sendo objeto de discussão e indicação de propostas com vistas a sua recuperação. Neste período avançou o processo de desocupação do mesmo com a transferência das Bancas da Doceiras para a Rua Sete de Setembro.

Do Projeto

Revitalizar, recuperar, criando um importante espaço no convívio da Princesa do Sul, bem como um ponto para manifestações artística e cultural pelotense.

Nos últimos anos por conta da inauguração do Boteco Copa Rio, o Beco da Kauthz, vem sendo uma referência dos sambistas, carnavalescos, artistas de Pelotas e da Região.

A criação do Beco do Samba tem como objetivo o resgate desta importante área da geografia de Pelotas, valorizando o Cento Histórico, a criação de um palco a céu aberto para a Cultura Pelotense, assim como um ponto turístico da cidade e região.

Parceiros do Projeto:

* Projeto Museu do Percurso Negro

Luis Carlos Mattozo

* Renascença

Nairinho

* Boteco Copa Rio

Ulisses

*Frente Parlamentar da Cultura

Vereador Paulo Coitinho  

* Literatura

Jorge Braga

* Dança 

Daniel Amaro

* Projeto Sopapo Poético

Grio Dilermano.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções