Travessa Ismael Soares recebe Projeto Beco do Samba no sábado
Popularmente conhecido como Beco da Khautz, o local no Centro Histórico de Pelotas deve se tornar um espaço de convivência
A proposta do professor de dança Daniel Amaro é realizar uma oficina de dança, que segue a linha de trabalho desenvolvida na Cia. de Dança Afro Daniel Amaro: um processo que compreende a dança de matriz africana como estudo técnico e de pesquisa a partir de quatro linhas diferentes – a dança Afro-brasileira, dança de originária de Benin, do Senegal e a dança afro contemporânea – experimentando, desta maneira, suas semelhanças e diferenças.
O evento acontece no sábado e terá programação variada. Confira:
Projeto Beco do Samba
Sábado dia 1º de abril de 2023
Programação:
11h Banda do Gonzaga
14h Giovane Quincoses Violão e Voz
15h Roda de Capoeira com Grupo Lenço de Seda
16h Oficina de Dança de Matriz Africana com Daniel Amaro
17h Grupo Renascença.
PONTO DE CONVIVÊNCIA
A Travessa Ismael Soares, popularmente conhecido como Beco da Khautz, localizado no Centro Histórico de Pelotas entre a Rua Andrade Neves e Praça Coronel Pedro Osório, já abrigou Bancas das Doceiras, Ervateiras, Chaveiros, Bancas de Artesanatos. É também um corredor de passagem ligando a Praça Coronel Pedro Osório à Rua Andrade Neves.
Durante as décadas de 70/80, também abrigou Bares e Restaurantes e sempre foi mais que um local de grande fluxo, é um ponto de referência e de encontro dos pelotenses.
Desde 2019 este espaço vem sendo objeto de discussão e indicação de propostas com vistas a sua recuperação. Neste período avançou o processo de desocupação do mesmo com a transferência das Bancas da Doceiras para a Rua Sete de Setembro.
Do Projeto
Revitalizar, recuperar, criando um importante espaço no convívio da Princesa do Sul, bem como um ponto para manifestações artística e cultural pelotense.
Nos últimos anos por conta da inauguração do Boteco Copa Rio, o Beco da Kauthz, vem sendo uma referência dos sambistas, carnavalescos, artistas de Pelotas e da Região.
A criação do Beco do Samba tem como objetivo o resgate desta importante área da geografia de Pelotas, valorizando o Cento Histórico, a criação de um palco a céu aberto para a Cultura Pelotense, assim como um ponto turístico da cidade e região.
Parceiros do Projeto:
* Projeto Museu do Percurso Negro
Luis Carlos Mattozo
* Renascença
Nairinho
* Boteco Copa Rio
Ulisses
*Frente Parlamentar da Cultura
Vereador Paulo Coitinho
* Literatura
Jorge Braga
* Dança
Daniel Amaro
* Projeto Sopapo Poético
Grio Dilermano.