Farmácia Municipal registra fim das filas e mais de 200 agendamentos
Prefeita Paula acompanhou o andamento dos atendimentos com a implementação das novas mudanças
As melhorias na distribuição de medicamentos pelas farmácias do Município e do Estado vão completar um mês no dia 20, mas os resultados das mudanças já são sentidos pelos usuários, com o fim das longas filas de espera. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o funcionamento das unidades, na segunda-feira (10), pelo novo sistema de agendamento para a retirada de medicamentos na Farmácia Municipal (Atenção Básica). A projeção é que, em breve, os agendamentos comecem a ser estendidos, também, para as distritais.
Ao percorrer os espaços, que agora estão separados, e conversar com as pessoas que se encontravam no local, a prefeita enfatizou que o esforço e o planejamento do Poder Público já são visíveis na qualificação do atendimento. “Propusemos essa mudança com intuito de melhorar o serviço aos usuários e também aos servidores. Qualificamos, separando o atendimento do Estado e do Município, criamos o agendamento e já se vê outro cenário aqui, na frente da farmácia, sem filas. Estou muito feliz. Era o que nós queríamos e vínhamos trabalhando para isso” destacou.
Satisfação dos usuários
O reconhecimento com o novo sistema já começa a aparecer com a satisfação de quem depende da farmácia municipal, como a cuidadora Rosa Maria Alves que, há um ano, retira medicamento no local. “Agora está muito melhor. Antes, era muito demorado. Eu vinha para cá entre 5h30min e 6h da manhã e ia ser atendida à tarde e, hoje, foi bem rapidinho”, disse, elogiando o novo formato de atendimento.
Conforme o coordenador de Assistência Farmacêutica, Fabian Primo, esse primeiro mês tem sido de aprendizado, especialmente na questão do agendamento, em que as pessoas ainda estão se habituando. Depois que consolidarmos esse novo sistema aqui, vamos então expandir o agendamento para as farmácias distritais. Provavelmente a próxima seja a do bairro Navegantes”, adiantou.
O coordenador ressalta, ainda, que para as pessoas que não têm acesso à internet, ou com dificuldade para acessar o formulário, o agendamento pode ser feito com auxílio nas farmácias distritais e UBSs, além de o serviço de atendimento presencial seguir normalmente com quatro guichês para atendimento, diariamente, das 8h às 16h30min.
Como agendar
Como alternativa para evitar filas e longas esperas, a população pode fazer o agendamento para a retirada de medicamento na Farmácia Municipal, de casa, pela internet, pelo site da Prefeitura https://pelotas.com.br/agenda-farmacia. A orientação é que as pessoas que também retiram algum medicamento na farmácia do Estado tentem agendar, no Município, a mesma data estabelecida pelo Estado, lembrando que para essa farmácia, não há agendamento, apenas para o Município.
Melhorias e números
Há 20 dias em funcionamento, o novo sistema já registra 240 atendimentos, uma média de 20 por dia, sem contar os agendamentos feitos sem o comparecimento do interessado, ou os casos indeferidos por algum problema no preenchimento do formulário. O número de horários por dia também foi ampliado para 91, garantindo mais possibilidades para o usuário.
Além do sistema de agendamento, outra importante mudança foi a separação e ampliação do espaço físico de atendimento direcionado às entregas de medicamentos de competência estadual (Atenção Especializada) que, agora, ocorrem, em prédio localizado na rua professor Araújo, 1.998, ao lado da Farmácia Municipal.