Artigo: O que mudou na Câmara de Pelotas após 100 dias de um ex-guardador de carros na presidência?
César Brisolara
Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas
Quando fui empossado como novo presidente da Câmara de Pelotas, em janeiro, disse em meu discurso que, de onde eu vinha, era até crime sonhar em ocupar o cargo de vereador, quanto mais a presidência da casa. Mas quando um preto, nascido, criado e que vive na periferia ocupa um espaço desta importância, a cobrança, os olhares e as comparações são muito maiores. E nesses 100 dias, com humildade e trabalho, que são marcas do povo que represento, busquei fazer isso.
Como necessário, reformulamos a estrutura interna da Câmara Municipal, dando mais transparência, agilidade e eficiência em todos os atos praticados. A Câmara é a casa do povo, e o objetivo é que o povo esteja dentro dela e seja respeitado como dono que é.
Instituímos melhorias significativas na segurança do parlamento, como a identificação dos visitantes e de todos os servidores da casa, além da instalação de mais câmeras dentro da Portaria, melhoria essencial para a proteção dos servidores e cidadãos que visitam a casa do povo.
Quem já foi alvo de desrespeito e ataques, como vários vereadores desta legislatura, sabe que é preciso combater isso com força. Por isso, fomos pioneiros no Rio Grande do Sul ao criar a iniciativa “De Olho no Assédio, Trabalho = Respeito”, protegendo as mulheres contra possíveis atos de assédio no ambiente de trabalho e dando prosseguimento às denúncias que porventura forem apresentadas.
O povo precisa saber o que acontece dentro da Câmara. Por isso, nos adaptamos aos novos tempos, às novas mídias e reestruturamos a TV Câmara em Rede Câmara, ampliando ainda mais o escopo de atuação do parlamento e os canais de contato com a população.
Mais que isso, investimos na transparência, criando o Quadro de Detalhamento da Despesa, onde os gastos da Câmara de Vereadores são publicados, facilitando a fiscalização e o acompanhamento da população.
Estar mais perto da população também é trazer os jovens para dentro do parlamento, por isso a iniciativa do Parlamento Jovem é tão importante para que nossa juventude vivencie a rotina legislativa e se sintam estimulados a participarem da política, contribuindo com a sociedade e a cidadania.
Quem mais precisa na nossa cidade merece atenção redobrada! Elaboramos o Balcão Cidadão, que já está estruturado e em breve entrará em funcionamento, onde a população poderá emitir documentos como RG e certidões cartoriais, além de encaminhar demandas junto à Ouvidoria.
Para um parlamento efetivamente representativo, é essencial que se estabeleça uma comunicação direta e atenta com a população. Com isso em mente, criamos a Ouvidoria na Rua, onde toda semana os Ouvidores da Câmara de Vereadores vão até o centro da cidade para tirar dúvidas da população acerca do trabalho da Câmara e encaminhar centenas de pedidos de providência e outras solicitações. Desta forma a ouvidoria atua como um 22° vereador da cidade, comprometida em ouvir e atender às demandas recebidas.
Ainda temos 265 dias para continuar fazendo da Casa do Povo, realmente, a Casa do Povo, onde ele é ouvido, atendido, respeitado, mas principalmente, beneficiado.
As inúmeras ações dessa gestão demonstram o comprometimento do parlamento com a melhoria e modernização dos serviços na nossa cidade, o atendimento e o acolhimento das demandas da população, a abertura ao diálogo e a capacitação dos servidores para fazer essa engrenagem tão importante que é a Casa Legislativa funcionar e entregar ainda mais para a população.
Nunca paramos de sonhar e lutar pelo que acreditamos e podem ter certeza, não faltará ainda mais trabalho para continuar mudando a nossa Pelotas.