População poderá realizar teste rápido para HIV no Campus Anglo da UFPel
Projeto PrEP Itinerante fará ação nesta sexta-feira entre 13h e 17h
Promovido pela Prefeitura de Pelotas, o Projeto Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) Itinerante estará nesta sexta-feira (14) no Campus Anglo da UFPel. As equipes farão uma ação de prevenção e conscientização a respeito do HIV e da Aids, das 13h às 17h.
Neste dia, estudantes e público em geral interessado, poderão realizar o teste rápido para HIV, sífilis, Hepatite B e C, além de receber orientações sobre prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Os procedimentos que serão orientados consistem na proteção à infecção pelo HIV, com o consumo diário de um comprimido que prepara o organismo para enfrentar o possível contato com o vírus e evitar o desenvolvimento da Aids.
Segundo a coordenadora da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias, Greice Mattos, “A pessoa que tiver interesse em fazer o uso da PrEP, será encaminhada na mesma tarde para consulta com a médica e a farmacêutica do serviço HIV/Aids do Serviço de Atendimento Especializado (SAE-UFPel), de onde sairá com a medicação para um mês”, garantiu.
O Projeto PrEP Itinerante é uma iniciativa da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias (RDCTP), em parceria com a Rede de Equidades da Secretaria Municipal da Saúde, junto com o Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids (SAE-UFPel) e os projetos de extensão “Prevenção de infecções sexualmente transmissíveis” da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e “Posithives” da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).