Uma Releitura da Nova História da Música Popular Brasileira
Quanto mais o tempo avança, mais nós percebemos que muitas das práticas antigas estão voltando, e, quando nos referimos ao universo musical, os discos de vinil estão cada vez mais se aproximando de nós
Muitos usuários dos Lp’s se perguntam hoje em dia: “- Por que me livrei dos meus discos?”
Esse mercado de discos está aquecido e em crescimento, mesmo na atual era do streaming. Muitos lançamentos, clubes de assinaturas de vinil, feiras e eventos relacionados aos discos não param de surgir. E, como não poderia deixar de ser, mais cedo ou mais tarde as exposições sobre o tema começariam a surgir. E é exatamente para falar de uma exposição sobre discos de vinil que esse artigo foi escrito.
“A História da Música Popular Brasileira” foi uma coleção de discos de vinil, muito aclamada na época do seu lançamento: 1970, em que artistas como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Rita Lee, Raul Seixas, Novos Baianos, Secos & Molhados, Martinho da Vila, Cartola e muitos outros tiveram seus discos lançados. Em 1978, com a consultoria artística de Elifas Andreato, a Abril Cultural fez seu relançamento com o nome “Nova História da Música Popular Brasileira”, revisada e atualizada em 75 números contendo um disco de 10’ ( dez polegadas) e um encarte riquíssimo de informações e particularidades dos artistas, muitos sendo apresentados ao público através dessa coleção, e a partir desse material gigante que surgiu a ideia da Exposição.
Marcelo Gonzales, curador da Exposição, conta detalhes: “A Exposição vai apresentar ao público visitante a coleção completa com as 75 capas originais e as releituras das mesmas, feitas por artistas de todo o Brasil. Serão aproximadamente 20 deles reunidos nessa Exposição, que, inicialmente vai percorrer o circuito cultural de São Gonçalo e Niterói, passando pela capital do Rio de Janeiro e depois, dependendo dos convites, estaremos preparados para algumas exposições pontuais em aparelhos culturais dos estados brasileiros.”
A Exposição será disposta nos locais de forma organizada, levando o visitante a uma verdadeira imersão no universo da Música Popular Brasileira e suas nuances. Além da exposição dos originais das capas e suas releituras, teremos algumas instalações feitas a partir de recortes das obras integrantes da coleção.
Os artistas convidados tiveram liberdade para criar suas releituras utilizando-se das técnicas mais diversas, onde a criatividade não precisa ter limites. Não se trata de simplesmente elaborar uma nova capa para o disco, e sim criar uma obra de arte a partir do disco, da sua história, canções, letras e até mesmo um recorte da trajetória do artista.
A exposição contará com a participação de artistas dos mais variados estilos e técnicas, entre os convidados estão: Anderson Lima, os Gêmeos Alberto, Katia Regina Gonzales, Vanessa M, Manuelle Carvalho do @jogapedra_nageni, Will Barcelos, Geovanna Silva, Renaud Hetmanek, Nuit, Gláucia Fonseca, Marcos Lopez, Ryan Cavararo, Letícia Lima, José Pantoja e Marcelo Gonzales Filho, que além de estar participando como artista convidado ainda é o responsável por toda a identidade visual da Exposição.
Também citado como um dos artistas convidados, Anderson Lima é um dos pilares técnicos dessa Exposição, ele que acompanha o curador em praticamente todos os seus empreendimentos artísticos e contribuirá com seu olhar profundo e detalhista na montagem e organização dos espaços da exposição.
Com data ainda a definir, a Secretaria de Culturas de São Gonçalo colocou à disposição do organizador e curador, todos os espaços culturais disponíveis no município.
Se você é um amante da cultura do vinil e gosta de música fique com seu radar ligado, pois em breve poderá visitar a Exposição: “Recontando a Nova História da MPB”, idealizado e produzido Marcelo Gonzales, curador e Marchand de vários artistas da sua região e equipe.
Maiores informações no Instagram em @celogonzales ou pelo whatsapp em 21 98851-0654.