Dicas para uma alimentação saudável que cabe no bolso
É possível fazer uma refeição saudável e sustentável e o melhor, sem deixá-la cara
Uma dica importante é usufruir do alimento de forma integral, ou seja, aproveitar todo alimento para consumo sem desperdiçar. Mas de que forma podemos fazer isso?
A nutricionista do Espaço+Vida da Unimed Pelotas/RS, Mariana Vignolo de Siqueira, preparou algumas dicas e informações que vão te ajudar a facilitar essa organização. Confira:
1. Higienize as cascas: Pode cortar em formato “chips” ou “meia lua” e assar no forno ou airfryer, é uma boa opção para lanchinhos durante o dia ou acompanhamentos de refeições. Da mesma forma, consumir as frutas com a casca pode trazer benefícios por potencializar as fibras do alimento.
2. Sementes: O ideal é higienizar e deixar secar. Você pode aproveitar como “snacs” ou acrescentar em granola, aveia e até mesmo em um iogurte natural. Algumas delas são indicadas para aumento de massa muscular.
3. Polpa: É recomendado para purês, sucos, doces e caldos.
4. Casca de Ovo: Por ser rica em cálcio, é indicado triturar ou liquidificar e usar para plantio de mudas de temperos, por exemplo. Assim sua planta cresce forte e saudável.
5. Cascas de frutas: Muitas pessoas gostam de usar as cascas de frutas em chás, água saborizada e sucos, mas nossa cultura também ensina que é possível incluir em um bom e velho chimarrão, como por exemplo, a casca da laranja.
Colocando essas dicas em prática, você estará beneficiando a sua imunidade com mais fibras e nutrientes e também produzindo menos lixo.
A sua saúde e o meio ambiente agradecem!