Defesa Civil atua em socorro aos afetados pela chuva e orienta população
De acordo com a previsão meteorológica, as regiões afetadas ainda poderão receber entre 40 a 60 milímetros de precipitação nas próximas horas
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está com equipes atuando em todo o Estado, em especial nas regiões da Serra e Litoral Norte, cujos municípios foram mais afetados pelas intensas chuvas que estão ocorrendo desde ontem.
Para solicitar apoio ou socorro, os números de emergência são:
- Corpo de Bombeiros Militar: 193
- Brigada Militar: 190
Dicas de segurança da Defesa Civil em caso de risco de inundações:
- evite o deslocamento para regiões afetadas;
- se estiver seguro, permaneça em casa;
- se morar em área de risco, saia do local;
- separe os documentos importantes e embale-os em sacos plásticos;
- evite atravessar as águas de carro ou a pé;
- se ficar isolado em local inseguro, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros por meio do 193.
As informações meteorológicas e o monitoramento dos riscos foram repassados aos municípios para que tivessem condições de se articular e orientar a população, ao longo da última semana. Além disso, foram enviados alertas nas últimas 24 horas.
Já na noite de quinta (15/6), equipes estavam apoiando o município de Maquiné, onde o nível do rio subiu rapidamente e deixou pessoas ilhadas em alguns pontos. Em Caraá, o rio também subiu, ocasionando muitos transtornos, sendo que uma equipe está tentando acessar a cidade para apoio. As equipes atuam de forma articulada com militares do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Militar, especialmente o Comando Ambiental, que dispõe de embarcações.
A prioridade, neste momento, é o atendimento das pessoas em vulnerabilidade. Portanto, os boletins com informações mais precisas, número de pessoas afetadas e danos serão repassados oportunamente.
CHUVA DEVE CONTINUAR
De acordo com a previsão meteorológica, essas regiões ainda poderão receber entre 40 a 60 milímetros de precipitação nas próximas horas, o que poderá aumentar o risco nas regiões já alagadas, além de aumentar a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa e outros eventos pela cheia dos rios.
A Defesa Civil orienta a população dessas regiões que, caso estejam em segurança, para que não saiam de casa. Se for necessário deixar o local, que a movimentação seja feita com segurança, buscando apoio da Defesa Civil de seu município, bem como informações sobre abrigos e serviços de saúde.
Caso estejam em local de risco e encontrem dificuldade em sair, acionem o socorro por meio dos telefones de emergência: do Corpo de Bombeiros 193, e da Brigada Militar 190.