Sanep reforça limpeza de canais para o inverno
Serviço é realizado de forma constante para garantir o escoamento da água em dias de chuva
Desde o início do ano, o Sanep atua na execução do cronograma de limpeza e desobstrução dos canais de macrodrenagem da cidade. Ao longo do primeiro semestre, o Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) da autarquia realizou manutenção em mais de 28 quilômetros de canais, promovendo a retirada do excesso de vegetação e dos resíduos sólidos descartados incorretamente em 22 estruturas.
Essas intervenções são essenciais para assegurar o escoamento correto das águas pluviais, assim como prevenir alagamentos, especialmente durante o período de chuvas mais intensas que se aproxima com a chegada do inverno, iniciado nesta quarta-feira (21). Para viabilizar os serviços, as equipes utilizam maquinários de grande porte, como retroescavadeiras e caminhões-caçamba para o transporte do material retirado. Além disso, os servidores da autarquia também contam com o auxílio de dois equipamentos hidrojateadores para desobstruir bueiros e galerias.
De acordo com o chefe do Dedu, Aldemir Silveira, a manutenção dos canais de macrodrenagem é um trabalho constante, abrangendo todos os bairros da cidade. Quando necessário, as equipes retornam aos locais mais de duas vezes ao ano, garantindo a efetividade das ações.
Até o momento, os canais atendidos pelo cronograma foram os localizados nas avenidas Brasil, Rafael Dias Mazza, São Francisco de Paula, República do Líbano, Theodoro Müller, Ildefonso Simões Lopes, Arthur Augusto Assumpção, Espírito Santo, Fernando Osório, Bento Gonçalves e Cidade de Rio Grande; nas ruas Vinte e Nove, Nova Prata e Doutor Mário Meneghetti; nas regiões da Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara (principal e auxiliar), Estação Rodoviária de Pelotas, Sanga da Barbuda, Vila Princesa, Sítio Floresta, Cohab Guabiroba, Aeroporto Internacional de Pelotas e prolongamento da Argolo.
O cronograma de limpezas terá sequência, nas próximas semanas, na região do Centro, com a manutenção dos canais adjacentes ao Sesi.
Fotos: Luana Medeiros