97ª Expofeira será realizada de 9 a 15 de outubro em Pelotas
Com o slogan “Nossa história tem voz”, a Expofeira traz como tema central a necessidade de mostrar não apenas para Pelotas e região, mas também para o Estado, para o País e em escala internacional, o papel relevante exercido pelo agronegócio regional
Uma das maiores atrações do calendário de eventos de Pelotas tem data marcada. A Expofeira, que em 2023 chega a sua 97ª edição – configurando-se na mais tradicional feira do agronegócio do Rio Grande do Sul –, será realizada de 9 a 15 de outubro deste ano no Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes, da Associação Rural de Pelotas (ARP).
Com o slogan “Nossa história tem voz”, a Expofeira este ano traz como tema central a necessidade de comunicar, de assumir a narrativa e mostrar não apenas para Pelotas e região, mas também para o Estado, para o País e em escala internacional, o papel relevante exercido pelo agronegócio regional. “O que as pessoas não sabem de nós é da nossa responsabilidade”, defende a jornalista Flávia Peres, da agência BMídia, autora do lema desta edição. Ela prossegue: “Este ano, na Expofeira, o agronegócio assume por meio de seus agentes a responsabilidade de comunicar o que é feito no setor, por isso a proposta é que as pessoas, do ambiente urbano principalmente, não apenas leiam ou escutem a respeito, mas que vivenciem esta experiência.”
Para isso, para assegurar esta vivência a que a profissional de Comunicação se refere, a Expofeira este ano recorre à tecnologia. Nesta edição, o evento, além das redes sociais Instagram e Facebook, ganha canal no Youtube e na plataforma de streaming Spotify, onde serão veiculados videocast e podcast.
As primeiras edições devem estar disponíveis já no mês que vem com temas importantes no âmbito do agronegócio e para além dele – como as potencialidades regionais. “A voz do agro vai ecoar para além da Expofeira e da Conferência Rural, a ideia é justamente essa, não limitar nossa narrativa ao Parque Ildefonso Simões Lopes”, explica Flávia.
No entanto, essa experiência não para em redes sociais e plataformas com as quais o internauta está mais familiarizado. A Expofeira em 2023 projeta ampliá-la por meio de realidades ainda novas no campo da comunicação, como vivências imersivas, salas de realidade aumentada, avatares, holografias, entre outros formatos.
Lançamento
Anote: o lançamento da 97ª Expofeira Pelotas está marcado para 17 de agosto (quinta-feira), às 19h, no Salão Nobre da ARP, no Parque Ildefonso Simões Lopes.
Na ocasião também serão lançados o tema “Nossa história tem voz”, a trilha composta por Kiko Castro Neves (músico que fez parte dos Almôndegas, banda pelotense dos anos 1970 reconhecida pela gravação original e antológica da canção Vento Negro, de José Fogaça, e tinha entre outros integrantes os irmãos Kleiton e Kledir Ramil), além do vídeo oficial da 97ª edição – com participação do músico – e ainda do podcast e do videocast.
Conferência Rural, como em anos anteriores, será palco para debate de temas relevantes sobre o Agronegócio
Conferência Rural
Dona de extensa programação na Expofeira Pelotas, a Conferência Rural foi pauta de reunião realizada nesta semana na ARP. Representantes de entidades e instituições parceiras da atividade voltada para o fomento de conhecimento, troca de experiências e implemento de novas tecnologias discutiram a agenda da Conferência, que já conta, segundo estimativa do presidente da Rural, o produtor Augusto Rassier, com 60% da programação definida.
Todos os atores que compõem as 14 cadeias produtivas do agronegócio regional – que inclui desde o gado de corte e leiteiro, passa pela equinocultura e chega a setores como olivicultura, madeireiro e vitivinicultura, entre outros, se fizeram presentes, reunindo cerca de 40 pessoas.
“Toda a estrutura do Parque será disponibilizada para atender a programação, cada setor envolvido contribui com temas do seu interesse”, afirma Rassier, que destaca também a participação de órgãos públicos, como o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) – “uma indústria de informação”, salienta – produtores, universidades, setor privado e empresas públicas de pesquisa e extensão rural. A abertura, assim como no ano passado, ficará a cargo do Comitê da Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim-Canal São Gonçalo.
Temas ligados à área jurídica que permeiam interesses do agronegócio também serão incluídos na edição deste ano, o que levou uma representação da sub-secção da OAB em Pelotas a participar da reunião desta semana. Novo encontro do grupo organizador da Conferência Rural é aguardado para o mês que vem, após o lançamento oficial da 97ª Expofeira Pelotas.