Pelotas receberá simulado das Competições Senac de Educação Profissional
Os alunos que vencerem a etapa nacional em sua ocupação irão disputar a WorldSkills em Lyon, na França, em 2024
De 7 a 11 de agosto, os alunos que representarão o Rio Grande do Sul nas Competições Senac de Educação Profissional participarão de um simulado de preparação na escola Senac Pelotas (rua Dom Pedro II, 901, bairro Centro) para a etapa nacional. Durante os 5 dias, os competidores passarão por ambientações e reproduções das provas que farão em outubro, no estado do Espírito Santo. Em setembro, de 25 a 29, um simulado também será realizado em Porto Alegre, nos centros de treinamento da Sede da Fecomércio-RS, localizada na rua Fecomércio 101, bairro Anchieta.
Ainda que o foco das competições não seja inovação, as ocupações sempre contam com melhorias nas provas, pois, a cada ciclo, os avaliadores trazem novidades da WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, e inserem nas avaliações da etapa nacional. A grande novidade neste ano será o olhar para tecnologia, com uso de tablets para avaliação e de alguns maquinários diferenciados nas provas.
Neste ano, será a primeira vez que o Senac-RS terá competidores em todas as ocupações das Competições Senac de Educação Profissional: Tiago Luis Feix de Aguiar, do UniSenac – Centro Universitário Senac-RS (Cozinha), Adão Felipe Rezende Mendes do Senac Passo Fundo (Florista), Josselan Cardoso Fioravanti da UniSenac – Centro Universitário Senac-RS (Serviço de Restaurante), Giulia Vitória Matos Rossetto – Senac Centro Histórico (Cabeleireiro), João Vitor Dornelles Lago – Senac São Borja (Cuidados de Saúde e Apoio Social), Amanda Cristine Moura de Godoy – Senac Canoas (Estética e Bem-estar) e Andressa Crestani Kroth – UniSenac – Centro Universitário Senac-RS (Recepção de Hotel).
Além de passarem por uma experiência única de qualificação técnica e comportamental, aumentando as chances de uma boa colocação no mercado de trabalho, os alunos permanecem em treinamento diário na área da ocupação em que disputam, com remuneração com uma bolsa salário mensal, possibilidade de viagens nacionais e internacionais, submetendo-se a simulados e provas com alunos de outros estados e até mesmo de outros países. Os alunos que vencerem a etapa nacional em sua ocupação irão disputar a WorldSkills em Lyon, na França, em 2024.
Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional
As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.
Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são submetidos a situações reais da profissão. Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo. Saiba mais em Competições Senac de Educação Profissional.