Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Um em cada quatro brasileiros pretende viajar nos próximos seis meses

Um em cada quatro brasileiros pretende viajar nos próximos seis meses
03 agosto
18:53 2023

Pesquisa da Futura Inteligência com 1.000 pessoas em todo o país aponta que intenção de viagem em curto prazo atinge 54,8% da classe B, 46,8% dos de classe A e 34,1% da classe C; agências preferidas são CVC, Gol, 123 Milhas e Decolar

Uma pesquisa inédita realizada pela Futura Inteligência, empresa com mais de 30 anos no mercado, aponta que 25,8% dos brasileiros pretendem fazer viagens nos próximos seis meses, 41,8% desejam viajar no próximo ano e 62,1%, nos próximos 24 meses.

Quando questionados sobre agências de viagens, as marcas mais lembradas pelos entrevistados foram a CVC (52%), Gol (8,2%), 123 Milhas (3,5%) e Decolar (3,4%).

O levantamento, feito entre os dias 17 e 20 de julho deste ano, ouviu 1.000 pessoas com 16 anos ou mais que moram no Brasil, utilizando o método CATI (entrevista telefônica assistida por computador). Dentre as pessoas ouvidas, 32,1% já viajaram nos últimos 12 meses.

Do total de entrevistados pela Futura Inteligência, 85,5% dos que pretendem realizar viagens nos próximos dois anos pretendem ir para destinos domésticos.

A classe B lidera entre os que pretendem viajar já nos próximos seis meses. Das pessoas desse estrato social ouvidas na pesquisa, 54,8% informaram que querem fazer viagens nos seis meses subsequentes e 20,7%, em até 12 meses.

Entre os entrevistados da classe A, 46,8% manifestaram o desejo de viajar nos próximos seis meses e 30,4%, no próximo ano. Já entre a classe C, 34,1% das pessoas ouvidas pela Futura pretendem viajar nos próximos seis meses e 25,4% no próximo ano.

Dos entrevistados que são da classe D, 28,6% disseram que pretendem viajar nos próximos seis meses e 21,2%, no próximo ano. Já entre a classe E, 17,5% manifestaram desejo de viajar nos seis meses subsequentes e 7,5%, nos próximos 12 meses.

Dos 1.000 entrevistados pela Futura, 14,4% dos que pretendem viajar nos próximos seis meses informaram já terem adquirido seus pacotes. Desse total, 9,9% são da classe A, 31% da B, 27,6% da C, 13,1% da D e 8,2% da E.

Viagens realizadas pelos brasileiros nos últimos 12 meses

Do total de pessoas ouvidas na pesquisa, 32,1% informaram ter realizado viagens nos últimos 12 meses, e 91,9% dos destinos foram nacionais.

As pessoas que mais viajaram pelo Brasil pertencem às classes C, D e E, sendo que 44,6% são das classes B ou C. Entre os entrevistados que viajaram ao exterior no último ano, 57,9% pertencem às classes A ou B, e a maioria delas mora nas regiões sudeste e sul.

Dos entrevistados que viajaram nos últimos 12 meses, 24,9% compraram pacotes por meio de agências de viagem, físicas ou online. A principal faixa etária do público das agências são os brasileiros de 45 a 59 anos (33,9%) e 31,2% residem nas capitais do país.

Ainda segundo a pesquisa da Futura Inteligência, entre os brasileiros que viajaram no último ano e foram ao exterior, 36,6% preferiram países da Europa, 19,9%, a Argentina e 12,6%, o Oriente Médio.

Já para as viagens domésticas feitas nos últimos 12 meses entre os entrevistados, o Rio de Janeiro foi o estado mais citado, com 13,6%, seguido do Rio Grande do Sul (10,9%), Ceará (8,1%) e Bahia (7,9%).

Os meses de dezembro, janeiro e julho são os preferidos por quem viajou no último ano, representando, respectivamente, 20,5%, 12,8% e 9,5% do total.

Em média, segundo a pesquisa, o brasileiro viaja 1,9 vez por ano, com maior frequência entre as pessoas da classe A (2,6 vezes), B (2,3), D (1,9), C (1,8) e E (1,5).

Também foi constatado pelo levantamento da Futura que 68% dos brasileiros que viajaram no último ano compraram os pacotes com seis meses de antecedência e 19,5%, entre seis e 12 meses.

A média de gastos por viagem é de R$ 5.075,60 entre os entrevistados da classe A, R$ 4.532,60 entre os da classe B, R$ 2.891,90 entre os da classe C, R$ 2.143,9 entre os da classe D e R$ 1.687,70 entre os da E.

“Os dados da pesquisa demonstram que o turismo brasileiro está firmando sua retomada de forma promissora, e vivenciando um período de crescimento impulsionado por fatores como a redução da inflação, aumento crescente da demanda e a superação das restrições impostas pela pandemia de Covid-19”, afirma Heitor Fernandes, diretor-executivo da Futura Inteligência.

Fernandes destaca projeção da Fecomércio de crescimento de 53,6% no faturamento do setor do turismo brasileiro para 2023, em relação ao ano anterior. “Esse avanço já incorpora a inclusão de novos destinos que emergem no leque de opções de viagens para os consumidores”, conclui.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções