Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

IFSul cria comissão para acolher servidoras e servidores com deficiência

IFSul cria comissão para acolher servidoras e servidores com deficiência
23 agosto
09:05 2023

Por meio do Acolhes, profissionais com deficiência do IFSul contam com um grupo de apoio e suporte no processo de adaptação ao ambiente de trabalho e na garantia de acessibilidade em relação a necessidades específicas

A inclusão continua sendo uma bandeira prioritária do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A partir de uma iniciativa da instituição, foi criado o Acolhes, uma comissão voltada ao acolhimento de servidoras e servidores com deficiência.

A iniciativa tem como objetivo acompanhar profissionais com deficiência que atuam na instituição, promovendo a inclusão, a acessibilidade e o bem-estar no ambiente de trabalho. Entre as principais abordagens adotadas pelo grupo no processo, de acordo com o presidente da comissão, Ruhan Ávila da Conceição, estão a identificação das potencialidades e necessidades específicas das pessoas atendidas e o estabelecimento de um canal de comunicação continuado a fim de auxiliá-las no processo de ambientação ao trabalho.

A partir desse contato estabelecido com as servidoras e servidores com deficiência, a comissão traça o perfil dos profissionais para, junto com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, orientar as chefias imediatas em relação às suas potencialidades e necessidades, bem como as necessidades específicas de acessibilidade na instituição. Por meio dessas ações, o Acolhes realiza o assessoramento à Reitoria e aos câmpus, desenvolvendo ações de apoio às servidoras e servidores dentro do contexto de trabalho.

O grupo é composto por representantes do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) da Reitoria, do Departamento de Educação Inclusiva (Depei) e do Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor (Nass).

Trabalho é realizado junto aos câmpus e à Reitoria

Com a instituição da comissão, o grupo começou o contato com os servidores com deficiência que ingressaram através do sistema de cotas e também está em contato com os câmpus para encontrar servidores com deficiência adquirida. A comissão, estabelecida por meio de portaria emitida no final de maio, consiste em um Plano Estratégico da instituição e atuará junto a todas as unidades do IFSul.

Compromisso com a diversidade e a valorização das diferenças

A criação do Acolhes, de acordo com a chefe do Departamento de Educação Inclusiva do IFSul, Rosane Bom, é uma importante iniciativa da instituição para promover a inclusão e a acessibilidade no ambiente de trabalho. “A partir de agora, as pessoas com deficiência que trabalham na instituição contarão com um grupo de apoio e suporte para auxiliá-las garantindo que suas necessidades sejam atendidas e que possam desempenhar suas funções com dignidade e respeito”, destaca a gestora.

Configurando-se uma importante conquista para o IFSul, o Acolhes, complementa Ruhan,  auxilia no processo de adequar a instituição para as demandas inclusivas, servindo de inspiração para outras instituições de ensino, que também podem criar comissões semelhantes para promover a inclusão e a acessibilidade no ambiente de trabalho. “A iniciativa reforça o compromisso do IFSul com a diversidade e a valorização das diferenças, contribuindo para um ambiente de trabalho mais justo e igualitário”, pontua o docente.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções