Famílias desalojadas na Vila Farroupilha após chuvas
Ao todo, cinco famílias precisaram ser retiradas de casa
A prefeita Paula Mascarenhas esteve, no final da manhã desta sexta-feira (8), acompanhando os trabalhos das equipes após a chuva na localidade da Vila Farroupilha. A região, uma das mais afetadas com o alto volume de chuva das últimas 24h, teve ruas alagadas e casas invadidas pela água. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social realizaram a retirada de cinco famílias do local.
Intenso volume de chuvas deixou ruas e casas alagadas. Situação é monitorada por equipes da Defesa Civil. Fotos: Gustavo Vara
“Estamos com nossas equipes trabalhando em toda cidade. Essa localidade, aqui na Farroupilha, foi um dos locais mais afetados pela quantidade de chuva, fazendo com que algumas famílias tivessem que deixar suas casas. As águas agora estão baixando, a expectativa é que a situação aqui melhore nas próximas horas, mas, de qualquer forma, seguiremos acompanhando e monitorando essa situação”, destacou a chefe do Executivo.
De acordo com as medições do Sanep, os pluviômetros da autarquia registraram, entre quarta-feira (6) e a madrugada de sexta (8), aproximadamente 152mm de chuva. As equipes da Prefeitura tem atuado ininterruptamente na desobstrução de vias e atendimento à população. A Casa de Bombas também manteve funcionamento durante todo o período, atuando no escoamento da vazão excedente de água, a fim de evitar maiores estragos.
O presidente da Câmara Municipal, vereador César Brisolara, acompanhou a visita à Vila Farroupilha
SITUAÇÃO SEGUE SENDO MONITORADA
Equipes da Secretaria de Assistência Social (SAS) e da Defesa Civil orientaram as famílias desalojadas e encaminharam os desabrigados para os abrigos do Município. Além da distribuição de cobertores e agasalhos, as pessoas em situação de rua, juntamente com seus animais de estimação, foram acolhidas na Casa de Passagem.
No que refere-se ao reparo das vias mais afetadas pelo volume das chuvas, equipes do Sanep e da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) seguem atuando no escoamento dos locais a partir do recolhimento de resíduos e da desobstrução de tubulações afetadas pelo descarte incorreto de lixo.
As chuvas ocorridas nas últimas horas, associadas aos 63mm de chuvas já registrados nos primeiros dias setembro, contribuíram para a elevação dos níveis dos canais de escoamento, provocando uma elevação superior à quantidade que a barragem tem condições de armazenar. Tal situação faz com que o excesso de água transborde pelo seu extravasor natural, que é o vertedouro.
Essas águas, por um canal auxiliar, atingem o canal Santa Bárbara, tendo como destino final o São Gonçalo. É importante ressaltar que a barragem Santa Bárbara não possui sistema de comportas, como vem sendo mencionado, mas sim um vertedouro, o qual realiza esse papel sem nenhum tipo de intervenção.
Mesmo com a parada da chuva, alguns locais ainda apresentam regiões alagadiças. Para minimizar os impactos causados pelo temporal na cidade, a Prefeitura de Pelotas mantém as equipes atuando na rua e o pleno atendimento à população. Em caso de emergência os cidadãos podem entrar em contato pelo 153, da Guarda Municipal, pelo 193, do Corpo de Bombeiros, ou pelo 190, da Brigada Militar.