Diário da Manhã

terça, 15 de outubro de 2024

Notícias

Pelotas suspende as aulas devido à previsão de temporais

Pelotas suspende as aulas devido à previsão de temporais
11 setembro
18:24 2023

Prefeitura anunciou suspensão das aulas na rede municipal na terça-feira (12) e na quarta (13) devido a previsão de chegada de um novo cicolne extratropical à região. Nesta segunda-feira entidades se reuniram para discutir ações de prevenção e atendimentos à população

Durante a manhã desta segunda-feira (11), a prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se, no Paço Municipal, com representantes de diversas secretarias, forças de segurança pública e as Defesas Civis do Município e do Estado. O encontro serviu para avaliar os impactos das últimas chuvas, que atingiram Pelotas e outros municípios da região sul, bem como para alinhar as forças de trabalho para as próximas instabilidades, as quais devem começar a partir desta terça-feira (12). De acordo com a Defesa Civil Estadual, o volume de chuva esperado para esta semana é de, aproximadamente, 300 milímetros.

Como principal encaminhamento da reunião ficou definida a suspensão das aulas em toda a rede municipal , na terça (12) e na quarta-feira (13), a fim de garantir a segurança dos alunos.

“Esta semana se inicia com a previsão de muita chuva. Por isso, estamos nos organizando, com todas as forças que já vêm atuando nos últimos dias, para alinhar as ações necessárias. Decidimos, inicialmente, na terça e quarta-feira, suspender as aulas na zona rural para proteger as nossas crianças. Vamos seguir monitorando a situação para termos nova definição para quinta-feira e também para as aulas da zona urbana”, destacou a chefe do Executivo.

Reunião serviu para alinhar ações das equipes de defesa civil e órgãos do governo

Para manter o pleno atendimento à população, a Prefeitura vai dar continuidade ao trabalho integrado das equipes junto ao Corpo de Bombeiros, como realizado na última semana. Uma Sala de Situação será montada junto às guarnições, a fim de otimizar o atendimento no 193 e agilizar encaminhamentos dos serviços conforme identificação da demanda de cada caso.

As equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social (SAS) também irão manter os efetivos em prontidão para atendimentos em casos de acolhimento. O Município já dispõe de locais que possam servir como centros de recepção para famílias atingidas. As sete casas de bombas do Sanep atuam de forma padrão e, desde as últimas chuvas, mantêm o pleno funcionamento ininterrupto.

“É importante destacar que, em Pelotas, tem funcionado muito bem o sistema de extração das águas. No entanto, essa é uma situação atípica de quantidade muito expressiva, além da que estamos acostumados. Nós estamos lidando com um cenário de anormalidade, um cenário de encharcamento de toda região sul e a previsão de mais chuvas fortes, grande parte ocasionada pelo fenômeno El Niño”, comenta o coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Márcio André Facin.

O Município reforça que, mesmo com os atendimentos unificados no 193, em caso de emergência os cidadãos podem entrar em contato pelo 153 da Guarda Municipal, ou pelo 190 da Brigada Militar.

Estiveram presentes na reunião os secretários de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes, de Obras e Pavimentação, Giovan Pereira, de Saúde, Roberta Paganini, de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, de Assistência Social, Tiago Bündchen, a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, o presidente da Câmara, vereador César Brisolara, além de representações das secretarias de Transporte e Trânsito (STT), Desenvolvimento Rural (SDR), Educação e Desporto (Smed), Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Municipal.

 

Fotos: Gustavo Vara

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções