Professora de Pelotas é premiada em concurso do Instituto CCR com projeto inovador de conscientização ambiental
Cláudia Gasso é professora da Escola Municipal Frederico Ozanan, vizinha ao Aeroporto da cidade, e inscreveu projeto que incentiva a prática da reciclagem
Entre os dez melhores projetos do Brasil premiados no Concurso Cultural do Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, está o da Escola Municipal Frederico Ozanan, situada ao lado do Aeroporto Internacional de Pelotas (PET), administrado pela CCR Aeroportos no Rio Grande do Sul. O projeto “Decolando rumo à uma escola consciente” foi o responsável pela transformação da comunidade escolar.
A partir de uma provocação com os alunos, a professora Cláudia Elisa Gasso Gill percebeu um terreno fértil para aprimorar o ensino da sustentabilidade e conscientização ambiental. A proposta nasceu de um questionário que deveria ser respondido com a família, buscando respostas sobre o descarte correto de resíduos, principalmente o óleo de cozinha.
Cláudia conta que muitos não sabiam como descartá-lo e nem o quanto era prejudicial ao meio ambiente. Nasceu assim a ideia prática, que foi devolver o óleo às famílias, mas em barras de sabão, apresentando o conceito de reciclagem e reuso do que seria descartado.
Um dos projetos em prática é a horta da escola, que fica ao lado do Aeroporto Internacional de Pelotas.
Foto: Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas“O nosso projeto surgiu dessa necessidade de conscientizar ainda mais os alunos e a comunidade escolar que está inserida nessa região. Para além disso, queríamos também mudar os hábitos dentro da própria escola”, explica a educadora.
Reciclagem como rotina
Com o apoio de toda a equipe pedagógica da Escola Frederico Ozanan, Cláudia inscreveu o projeto no Concurso Cultural do Caminhos para a Cidadania, que possui o objetivo de incentivar e premiar ações inovadoras de educadores de redes municipais de todo o País.
O “Decolando rumo à uma escola consciente” seguiu com palestras, formações e trocas de ideias com os alunos, professores e familiares. Todo o esforço foi reconhecido com a premiação nacional. A escola receberá R$ 30 mil em benfeitorias, e colocará em prática os projetos que visam tornar a reciclagem um hábito na região, como: a criação de composteiras, distribuição de panfletos, plantio de mudas e instalação de lixeiras com descartes corretos de todos os tipos de resíduos.
A horta, que já é cultivada dentro da escola e fica ao lado da pista de pouso do Aeroporto, produzirá ainda vegetais que serão utilizados na elaboração de lanches e merendas, além de integrarem doações para as famílias. Cascas e folhas que não serão utilizadas irão para a composteira.
“Esperamos que nossos alunos sejam os incentivadores dessa comunidade, que possui muitas famílias em situação de vulnerabilidade social, sobre a importância do descarte correto do lixo em nosso município. Além disso, é um processo que pode até mesmo gerar renda”, completa Cláudia, que também receberá mentorias durante a etapa prática do projeto, além de um notebook.
Incentivo de novas práticas
A educadora ressalta o papel central do Instituto CCR no incentivo da educação inovadora. “Tenho certeza de que isso marcará nossos alunos por muitos anos, pois, foi uma forma marcante de apresentar a sustentabilidade. Eles se tornarão cidadãos conscientes, com a vontade de mudar o mundo a partir de hoje”, disse.
“Ao todo, o programa recebeu a inscrição de 81 projetos em todo o Brasil, com dez vencedores em várias áreas de atuação, como Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Para nós, é uma grande satisfação poder reconhecer e potencializar iniciativas como a da professora Cláudia, que visam mover nossa sociedade para um lugar melhor”, comenta Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.
O projeto foi adotado por toda a equipe pedagógica da escola.
Foto: Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas