Mais dois empreendimentos de Pelotas conquistam o selo do Susaf
Embutidos Neitzke e Cordeiro Klug Premium podem comercializar seus produtos em todo o Estado
Pelotas já conta com mais dois empreendimentos com o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS). Embutidos Neitzke e Cordeiro Klug Premium, agora, estão habilitados para comercialização de seus produtos em todo o Estado. A conquista contou com a participação direta do Município, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que fez a indicação e o acompanhamento de todo o processo.
“A adesão dos empreendimentos familiares ao Susaf significa o aumento do mercado de vendas e a projeção de Pelotas quanto à qualidade dos produtos de origem animal aqui fabricados. Embutidos Neitzke e Cordeiro Klug Premium deram um importante e próspero passo. Nosso SIM continuará com indicações para o Sistema, sempre que verificar o potencial dos empreendimentos”, comenta o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.
SIM continuará responsável pela fiscalização – Fotos: Divulgação/SDR
A coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal, veterinária Ângela Cabana, informa que a fiscalização da produção dos empreendimentos prossegue sob responsabilidade do Município. “Mensalmente, o SIM deve repassar as informações apuradas na inspeção para o Susaf. Esse procedimento de atualização é obrigatório”, explica.
Pelotas conta com 37 empreendimentos familiares de produtos de origem animal. São seis abatedouros e 31 agroindústrias. Desses, dez já contam com o selo do Susaf e atendem o mercado consumidor do Estado.