Aos 92 anos, morre ex-presidente do Cipel
Pedro Antônio Leivas Leite presidiu tradicional indústria química local
O industrial Pedro Antônio Leivas Leite, que presidiu o Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel) entre os anos de 1994 a 1996, faleceu ontem (4), por volta das 17horas, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Internado no Hospital Beneficência Portuguesa de Pelotas, Pedro Antônio tinha 92 anos.
Com forte atuação nas entidades representativas do setor produtivo, Leivas Leite respondia pela direção da centenária Leivas Leite S.A Indústria Química e Biológica, cuja sede localizava-se na zona do Porto, em Pelotas. Foi eleito para vários cargos do Sistema Fiergs, chegando a assumir a vice-presidência da Federação e os principais cargos do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs). Também presidiu o Conselho do Sindicato Nacional de Defensivos Animais (SINDAN) e a Associação Comercial de Pelotas (ACP), entre 1982 e 1983.
Era formado em Farmácia pela Universidade do Rio de Janeiro e chegou a estudar na famosa universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. Foi fundador e professor da Escola de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (Ucpel).
Deixa a viúva Neiva Braga Leivas Leite, de 84 anos. O empresário também tinha dois filhos e dois netos, oriundos de um casamento anterior.